Os alunos
do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas paraenses são,
juntamente com os estudantes maranhenses, os que menos absorvem aprendizado no
Brasil. Um levantamento divulgado ontem, 12, pelo movimento Todos Pela Educação
(TPE), com base no desempenho dos alunos, mostra que as escolas do Pará e do
Maranhão não conseguem chegar a 20% de cumprimento das metas da educação.
Os alunos
não dominam a leitura e a compreensão de textos e não conseguem aprender a
matemática básica ensinada nas escolas. O levantamento foi feito a partir da
comparação de notas do exame nacional Prova Brasil, realizada em 2013, com
metas - expectativas de notas - específicas à realidade de cada cidade
estudada. Os dados fazem parte do monitoramento da Meta 3 do Todos Pela
Educação: “Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano”.
Foram avaliadas as disciplinas língua portuguesa e matemática de alunos do 5º e
do 9º anos do Ensino Fundamental. As escolas públicas do Pará e do Maranhão
foram as únicas que tiveram o percentual de municípios que ficaram abaixo de
20% nas duas matérias nos dois anos letivos avaliados.
No Pará
foram analisados 143 dos 144 municípios e no Maranhão 204 dos 217 municípios,
no caso do 5º ano, e 201 no 9º ano. Em matemática, no 5º ano, apenas 18,9% das
metas foram cumpridas nas escolas paraenses. Na mesma disciplina, no 9º ano,
este percentual cai para 5,6%. Em língua portuguesa, no 5º ano, 9,1% das metas
foram cumpridas e no 9º, 13,3%. Isto mostra, segundo o levantamento, que as
redes de ensino do Pará não estão conseguindo avançar nos indicadores de
desempenho dos alunos.
Fonte DOL
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