O atraso nas obras
da BR-163 [Santarém-Cuiabá] está fazendo com que empresas que investiram
bilhões em terminais portuários de transporte de grãos no Pará trabalhem abaixo
da sua capacidade ou reduzam o ritmo dos investimentos na região.
O governo começou os
trabalhos para asfaltar cerca de 700 km de estrada em 2007, prometendo a
rodovia pronta em 2011. Faltam 150 quilômetros a serem asfaltados, e a
previsão, agora, é que a estrada fique pronta em 2017.
Sem a rodovia, os
produtores de soja da região norte de Mato Grosso têm que transportar a
produção agrícola em caminhão por mais de 2.000 quilômetros para ser exportada
pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Pela BR-163, os
grãos chegariam ao distrito de Miritituba, em Itaituba (PA), onde, por barcaça,
alcançariam outros portos do Estado para então serem exportadas.
Leia mais em Atraso em rodovia no Pará preocupa exportadores.
Fonte BJ
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