segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Rodovia Transamazônica BR-230 é interditada!!!




Rodovia Transamazônica BR-230 é interditada!!!


Rodovia Transamazônica BR-230 é interditada!!!

Nossa reportagem esteve ainda com exclusividade no trecho que esta interditado por manifestantes, sindicalistas de varias partes da região, de Altamira,Trairão,Itaituba, Rurópolis, Aveiro e também a presença de Agricultores da região da Transamazônica, os manifestantes bloquearam a BR na madrugada de  Domingo para Segunda as 03:00 horas da manha com toras de pau nos dois sentidos foram colocadas no meio da BR, pneus queimados também para impedir a passagem de veículos no local.
 Conversamos com o presidente do STTR (Sindicato dos Trabalhadores de Rurópolis) Marciano Lira que é um dos lideres do movimento que busca cobrar compromissos do Governo Federal para á região que segundo os manifestantes esta em total abandono por parte do Governo Federal. Marciano Lira disse "Companheiro hoje estamos aqui com representantes de Associações Sindicatos, Federações como a SETABRI, MAB (Movimento Atingido por barragens) CODETER,Terra de Direitos,Agricultores em Geral e delegados sindicais. 
Estamos com uma pauta de revindicações que já não é novidade,não estamos pedindo nada de mais, estamos apenas cobrando uma divida que o Governo tem com o povo da região, temos um plano de desenvolvimento da BR 163 que não foi atendido até o momento, queremos que este plano entre bem ação, a questão do luz para todos, questão de assentamentos, na área de pique ainda não foi feito a demarcação das terras do agricultor e outras revindicações a mais " Disse Marciano Lira.
Ele ainda acrescentou que a questão do asfaltamento da BR  é um fator de destaque que o Governo tem que concluir também o termino das pontes que nos últimos meses tem causando acidentes graves nas cabeceiras das pontes inacabadas e abandonadas. Lira disse que o termino da manifestação só depende do Governo, atender as revindicações do povo, se isso não acontecer a BR irá permanecer fechada por tempo indeterminado. Vale ressaltar que a cada minuto que passa o numero de veículos vai ficando maior na rodovia.


Um condutor de uma empresa de Ônibus ficou descontente porque segundo ele os manifestantes não estão deixando nem pessoas de pé passarem do local interditado, ele falou que ia para Rurópolis ligar para a Policia Rodoviária ir até o local e conversar com os manifestantes para entrarem em um acordo,ate momentos atrás a situação estava sobe controle nem um fato de violência tinha acontecido.


O Governo Federal sabendo da manifestação na região mandou Adelino Ganzer que atualmente responde atualmente pelo escritório especial da previdência da republica em Altamira, Avelino falou que foi designado diretamente pela Secretária da casa civil para intermediar essa situação aqui na região.
O representante do Governo foi na ocasião para Altamira levando com ele as revindicações dos manifestantes, segundo ele o governo vai atender a população que esta revindicando por melhorias. No caso do programa do Governo Federal Luz para todos Avelino, disse que tem prefeitura que não esta cumprindo com sua parte que seria á abertura de estradas e vicinais para que o governo possa colocar a energia para toda á população Rural.
Sobre o movimento de revindicação ele falou que é um movimento justo as pautas são significativas e que o Governo ira resolver essa questão com os manifestantes. Carros do IBAMA também foram retidos no local. 

o juiz que enfrentou os poderosos


Elder Lisboa, o juiz que enfrentou os poderosos
O juiz Elder Lisboa, da 1 Vara da Fazenda de Belém, determinou o bloqueio dos bens do senador Mário Couto Filho e de cinco funcionários ou ex-funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
O juiz Elder Lisboa foi responsável pela quebra do sigilo bancário da Alepa reunir provas de fraudes.
Foram 39 pessoas investigadas que tiveram seus bens bloqueados, na semana passada, pela Justiça, a pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPE), para dar seguimento ao processo de investigação de supostos atos de improbidade no período de 2007 a 2010 na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O processo tem como um dos seus objetivos julgar as contas e crimes de responsabilidade do legislativo estadual. A liminar que determina a indisponibilidade dos bens dos acusados foi concedida pelo juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital.
Entre os acusados está o senador da República e ex-presidente da Alepa, Mario Couto, sua filha, a deputada estadual Cilene Couto e outro ex-presidente da Assembleia, e prefeito de Altamira eleito em outubro deste ano, Domingos Juvenil. Lisboa também foi responsável por vários mandatos de busca e apreensão para reunir provas de fraude na Alepa. Os ex-diretores Dirceu Pinto Marques, Sandra Lúcia Feijó, Sandro Sousa Matos, Jorge Kleber Serra e Sérgio Duboc Moreira também são acusados no processo. A Assembleia Legislativa é o principal órgão do Poder Legislativo do Estado sendo representada por deputados estaduais eleitos a cada quatro anos.
QUEM É ELDER LISBOA?
Elder Lisboa Ferreira da Costa é Juiz de Direito do Poder Judiciário do Pará, doutorando da Universidade de Salamanca (Espanha), mestre em Ciências Jurídico Criminais da Universidade de Coimbra (Portugal), especialista em Relações Internacionais, Globalização e Cidadania da Universidade do Porto e Universidade do Minho (Portugal) e especialista em Direito Processual Civil e Civil da Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro).
O juiz também participou de cursos como o de Direito Administrativo, em Goiânia no ano de 1988; Direito Penal, no Rio de Janeiro, em 1994; e Direito Processual também no Rio de Janeiro, em 1995. Lisboa é professor da Cadeira de Direito Penal da Universidade da Amazônia, membro do Conselho Estadual da Comissão de Direitos Humanos do Estado do Pará, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Da própria Assembleia Legislativa do Pará, Elder recebeu o Título Honorífico de Honra ao Mérito. Nove municípios, entre eles Altamira, onde Domingos Juvenil, um dos acusados, foi eleito prefeito, também concederam ao juiz o Título Honorífico de Cidadão da Cidade.

Fonte: (DOL)
Pastagem de Raimundo Padre
 

Greve da Transamazônica


A BR Transamazônica Foi Ocupada hoje 19/11/2012 as 03 horas da Manhã na comunidade conhecida como ponte grande a 20 Km da cidade de Rurópolis Estado do Pará, eu Raimundo Padre acompanhei uma  reunião de organização do movimento e uma Assembleia, os grevistas são pequenos e médios produtores Rurais, de diversos municípios, assim como do Trairão, Itaituba, Aveiro  Rurópolis e outros, os pequenos  produtores Rurais destes municípios Reivindicam Energia para todos Aberturas e recuperação de Estrada Vicinais, legalização de projetos e áreas de assentamentos Assistência técnica para os mesmos e outras ações  sociais de competências do Governo Estadual e governo Federal.
 Sei que os grevistas não estão brincando por enquanto só estão acampados os representantes da Entidade de Classe, mais se não houver vontade e proposta dos órgão competentes a coisa pode arruinar pois eles estão a preparados como eu nuca vi nesta Região.