segunda-feira, 1 de setembro de 2014

PROGRAMA FOME ZERO

É executado pela Empresa GR; Assessoria e Planejamento
O plano Brasil sem misera Em Rurópolis Oeste do Pará é executado pelos técnicos Eva Wilma Sousa Silva, Willer Pereira da Silva, com participação da assistente social Lucirene Oliveira Araujo, com apoio SINTRAAF Transamazônica, na pessoa de Sua Presidente Rosilene Técnicos contratados pela a empresa GR, a equipa do Ruropólis Noticias acompanhou alguns trabalhos em de versos setores para conhecer de perto este movimento no município de Rurópolis, então podemos observar que este plano se direciona em diversos setores diferentes com os mesmos clientes, acompanhamos os clientes do programa das áreas rurais onde é aplicados nas famílias de extrema pobreza,
os técnicos leva as famílias, praticas no trabalhos, conhecimentos em negócios, prevenção, e informação, acompanhado no dia a dia preparando os nos trabalhos, documentos de suas propriedades, informando as políticas publicas do governo, Federal, Estadual, e municipal, o programa Brasil sem misera também da oportunidade para seus clientes com pequenos creditos com retorno apena de implantação do projeto conforme as orientação Técnica,
O Plano brasil sem Miséria
 É conjunto de ações e programas que visam retirar parcela da população do brasileira da extrema pobreza.
EXTREMA POBREZA: É insuficiência de renda, falta de acesso aos serviços públicos (saúde, educação, água, esgoto, energia elétrica, documentação, entre outros) e ausência de oportunidades de inclusão social e produtiva.
O plano Brasil sem misera foi Instituído pelo Decreto nº 7.492,  de 02/06/2011, com a finalidade de superar a situação de extrema pobreza da população em todo o território nacional, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações. É executado pela União em colaboração com Estados, Distrito Federal , Municípios e com a sociedade. O Plano Brasil sem Miséria- PBSM tem o Objetivos, de elevar a renda familiar per capita da população em situação de extrema pobreza;  ampliar o acesso desta população aos serviços públicos e  propiciar o acesso e oportunidades de ocupação e renda, por meio de ações de inclusão produtiva. O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, Decreto  6.135, do dia 26 de junho de 2007, que será utilizado como instrumento básico para identificação do público e planejamento das ações do Plano Brasil Sem Miséria.

ESTES SÃO OS CAMINHOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR:
Combate à Pobreza rural; Segurança  Alimentar e Nutricional; Sistemas de Produção Sustentáveis;
Os técnicos de ATER do PBSM vão orientar os agricultores familiares em situação de extrema pobreza, para ajudá-las a superar essa condição por meio da inclusão produtiva e social e Auxiliar as famílias a desenvolverem atividades que ampliem a segurança alimentar e gerem renda, contemplando a participação de jovens e mulheres. Levantando demandas de todos os integrantes das famílias sobre políticas públicas universais (educação, saúde, água, energia) e políticas de transferência de renda (Bolsa Família, BPC, Aposentadoria Rural). Mobilizar e informar as famílias para acessarem as políticas. Que são os instrumentos para a inclusão produtiva e social das áreas rural, o diagnóstico vai identificar a situação atual da unidade de produção familiar é fundamental para o encaminhamento das famílias ao acesso às políticas sociais e na construção do projeto de estruturação produtiva
 Não estimular o acesso concomitante com linhas de crédito rural, evitando-se o endividamento das famílias. Estruturação de atividades produtivas para geração de renda e garantia alimentar/nutricional. A abordagem privilegiará a inserção produtiva e social das mulheres e da juventude.
ASSIM FUNCIONA ASSISTÊNCIA TÉCNICA;
Acompanhamento continuado com visitas e reuniões junto às famílias (visitas, reuniões e cursos); Acompanhar a implantação do projeto em conjunto com as famílias;Orientar as famílias na busca de acesso às políticas públicas de cidadania.
Em Ruropolis, são 225 famílias beneficiadas pelo programa PBSM, os mesmo já estão recebendo a 1ª parcela do beneficio, que é de R$: 1.400,00 valor este sacado pelo cartão cidadão e/ou cartão bolsa família na casa lotérica local do município. A empresa responsável é a GR Assessoria e Planejamento, a mesma está localizada no SINTRAAF Transamazônica, próximo a igreja Assembleia de Deus.
 Para mas informações, procurar
Evawilma Sousa Silva, e Willer Pereira da Silva.