sexta-feira, 1 de agosto de 2014

3 NOMES EM ALTA NO CENÁRIO POLÍTICO DE RURÓPOLIS


Os nomes de duas mulheres e um homem entraram na lista dos potenciais candidatos o prefeito de Rurópolis (foto) na eleição de 2016, num provável embate com o atual ocupante do cargo, Pablo Genuíno (PSDB).

Entre as mulheres, despontam Claudete Zanotto, única representante do PTB na Câmara de Vereadores, e Marlene Ficks, que disputou o cargo em 2012 pelo PRB.
O terceiro nome é de Jonas Silva (PT), atual nº 1 da Legislativo municipal.
Eles surgem, precoces, já na condição de “prefeituráveis” em decorrência da desastrada gestão do tucano Pablo Genuíno.
Em 2012, três candidatos brigaram nas urnas pelo cargo.
Rurópolis conta com cerca de 17 mil eleitores.

TRE DO PARÁ INDEFERE CANDIDATURA DE PAULO ROCHA AO SENADO


O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) indeferiu, na sessão desta quarta-feira (30), a candidatura de Paulo Rocha (PT) ao senado por 3 votos a 2, com uma abstenção.
Rocha faz parte da coligação "Todos pelo Pará", que tem como governador Helder Barbalho (PMDB). Em nota, Rocha disse que "A decisão em primeiro grau não nos impede de fazer campanha na rua, de porta em porta, nas feiras, na televisão, no rádio e em todos os espaços previstos na legislação eleitoral".
Segundo o TRE, Rocha teve a candidatura cancelada pela justiça eleitoral por ter renunciado ao cargo de Deputado Federal em 2005, quando foi investigado pelo crime de lavagem de dinheiro no processo do Mensalão. Rocha foi condenado pelo ministor Joaquim Barbosa em 2012, mas acabou sendo absolvido pelo STF em outubro do mesmo ano.
O advogado do candidato, Egydio Salles, informou que a decisão é em primeira instância, e que vai recorrer do indeferimento no TSE. "Vamos mostrar que, no caso concreto, a aplicação viola o princípio da irretroabilidade da lei", disse. Ainda de acordo com o advogado, Rocha renunciou em 2005, mas teve mandato em 2006 - logo, não poderia ser considerado inelegível pela renúncia. O TRE-PA informou que está julgando todos os pedidos de impugnação feitos pelo Ministério Público Eleitoral ou por partidos políticos. Paulo Rocha ainda pode recorrer da sentença.

Fonte: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/index.html

‘TINHA MUITA POEIRA’, DIZ MULHER QUE PERDEU BEBÊ E MARIDO EM ACIDENTE


Ela e outras três vítimas estão internadas no Hospital Municipal de Santarém. Acidente entre carros aconteceu no domingo (27), na BR-230, em Itaituba.
Ana Paula Leite, que perdeu o marido Fábio Nascimento Leite, de 27 anos, e a filha, de  4 meses, no acidente que ocorreu na Rodovia Transamazônica (BR-230), em Itaituba, oeste do Pará, afirmou em entrevista à TV Tapajós, nesta quarta-feira (30), que momentos antes da colisão tinha muita poeira na estrada. Ela está internada no Hospital Municipal de Santarém (HMS), também no oeste do Estado, junto com outas três vítimas do acidente, que estavam no mesmo carro.
Segundo Ana Paula, que está com uma perna quebrada e um corte no rosto, o marido estava dirigindo em baixa velocidade. “Estava vindo da orla, a gente tinha acabado de lanchar um tacacá e voltou para pegar o Penga [apelido de Luiz, pai de uma das vítimas], em um campo de futebol. Lembro que tinha muita poeira. Só lembro disso. Logo no início quando eu estava chegando na Transamazônica, vi muito buraco naquela parte ali. Quando passou dali eu vi muita poeira, muito carro. Eu lembro que meu marido reduziu para 40 [KM/h] a velocidade, ele foi devagar", recordou. "Nesse acidente eu perdi um esposo maravilhoso e a minha filha”, lamentou a vítima.
O acidente envolvendo dois carros aconteceu no último domingo (27), no município de Itaituba. Os veículos transitavam em sentido contrário e colidiram frontalmente. O Corpo de Bombeiros informou que no total foram sete vítimas, sendo que duas morreram. Os feridos foram socorridos pela equipe e encaminhados ao hospital local.
A filha, de 13 anos, de Luiz Nascimento, era uma das passageiras do veículo que Fábio conduzia. Ela estava com quadro estável e em observação no Hospital Municipal de Itaituba, mas também foi transferida para Santarém. Segundo ele, o motorista do veículo tinha ingerido bebida alcóolica, mas estava em condições de dirigir. “O Fábio estava vindo da cidade e iria até o campo me buscar para gente voltar para a cidade. Nessa ida vinha outro carro, que creio foi desviar do buraco que tinha na estrada e eu acho que jogou para cima do carro do Fábio ocasionando o acidente. Não existe nenhuma questão de dizer que ele [Fábio] estava embriagado. Ele não estava embriagado não. Até tomou umas duas latinhas, mas não estava embriagado”, garantiu.
De acordo com Luiz a situação das vítimas do acidente é grave e o hospital não está dando a atenção adequada. “A situação delas é crítica , por causa que o hospital aqui deixa jogado, não tem um atenção adequada. A saúde pública infelizmente é uma decadência. Minha filha está sentindo dor no abdômen e na cabeça, a minha sobrinha está com suspeita de perna quebrada. Outra menina [de 7 anos] está com a perna e o braço quebrados e suspeita de traumatismo craniano. Falam que está em observação, mas vai ficar até quando? A criança não fala só se mexe. A outra está com a perna quebrada, e a Paula está com perna quebrada”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a paciente Ana Paula já realizou exames e foi avaliada por ortopedista. Ela está com fratura de tíbia e aguarda a realização de procedimento cirúrgico. Letícia Leite por ter plano de saúde na rede particular pediu alta. Rebeca e Catarina Meireles estão estáveis e foram avaliadas pelo ortopedista e neurocirurgião depois de passar por exames.