terça-feira, 12 de maio de 2015

BARÇA LEVA SUSTO, PERDE PARA BAYERN, MAS VAI À FINAL COM DOIS DE NEYMA

 Atuação destacada do trio MSN no primeiro tempo é fundamental para catalães se garantirem em Berlim no dia 6 de junho. Suárez sai poupado, e alemães viram jogo
 O que o trio MSN prometeu cumpriu. O Barcelona não se abalou com o gol de Benatia aos sete minutos de jogo e foi para o intervalo com a classificação praticamente definida graças ao futebol daquele que é apontado por muitos o melhor do mundo. Neymar marcou duas vezes em assistências de Suárez - após precisos passes de Messi. Mas o uruguaio precisou sair no intervalo, poupado com dores musculares. E o Bayern cresceu, virou, venceu por 3 a 2 (Lewandowski e Müller) e se despediu dignamente da Liga dos Campeões numa terça-feira em que a bola foi muito bem tratada em Munique. É o Barça quem vai à final do próximo dia 6 de junho, em Berlim. Clique aqui e leia a crônica.
A expectativa, ao menos dos fãs de futebol, é pelo maior superclássico da história, mas o Barcelona poderá enfrentar o Juventus em Berlim. O adversário será conhecido nesta quarta-feira, após o duelo derradeiro no Santiago Bernabéu. Na ida, há uma semana, os italianos venceram por 2 a 1. O GloboEsporte.com acompanhará em Tempo Real a partir das 15h (de Brasília). A bola rola às 15h45.
 Fica difícil discordar dos números. Quando estão inspirados, Messi, Suárez e Neymar formam o ataque mais letal do planeta. Eles já marcaram 114 gols na temporada (30 do argentino, 23 do brasileiro e 21 do uruguaio). Na Champions, são 25 dos 28 gols do Barcelona marcados pelo trio MSN: dez de Messi, nove de Neymar e seis de Suárez. O camisa 10 é o artilheiro do torneio. 
O Barcelona vai em busca de seu quinto título - até agora, conquistou quatro em sete finais. Especialmente na última década, transformou-se num time cascudo, acostumado a decisões, sejam continentais, nacionais ou mundiais. O dia 6 de junho, inclusive, pode determinar a repetição da Tríplice Coroa da temporada 2008/09, já que o Barça tem pela frente a finalíssima da Copa do Rei, contra o Athletic Bilbao, no dia 30, e a reta final do Espanhol - precisa de uma vitória contra Atlético de Madrid ou Deportivo La Coruña para se sagrar campeão.
 Ao Bayern, sobra o gosto - agora amargo - do Campeonato Alemão. O time de Pep Guardiola termina a temporada apenas com um título (algo raros em tempos de domínio absoluto em seu país). Jogará mais duas vezes pela Bundesliga, contra Freiburg e Mainz, e sairá de férias pensando em renovar parte de seu elenco. Robben e Ribéry, desfalques por lesão nas duas semifinais, já passaram da casa dos 30, assim como outros nomes do elenco: Lahm, Schweinsteiger, Pizarro, Dante e Xabi Alonso. 
A noite foi também de Marc-André Ter Stegen. O goleiro alemão de 23 anos destacou-se com lindas defesas especialmente no primeiro tempo, num momento de pressão do Bayern. Ele salvou uma linda cabeçada de Müller e conseguiu impedir gol de Lewandowski cara a cara com reflexo monumental - após espalmar, correu para afastar a bola em cima da linha. Do outro lado, o consagrado Manuel Neuer provavelmente pensou em aplaudir o compatriota.
<p>
 <span class="msg"><strong>Gol de Thomas M&uuml;ller<br />
 </strong>Schweinsteiger ajeita para M&uuml;ller, que bate colocado e desampata a partida para o Bayern</span></p>
VÍDEOS

29' 2º TEMPO

Gol
<p>
 <span class="msg"><strong>Gol de Thomas M&uuml;ller<br />
 </strong>Schweinsteiger ajeita para M&uuml;ller, que bate colocado e desampata a partida para o Bayern</span></p>

14' 2º TEMPO


Gol

CHIKUNGUNYA JÁ AFETOU QUASE 2 MIL EM 12 ESTADOS E DF APENAS NESTE ANO

Nos últimos 4 meses, 98,5% dos casos se concentraram na Bahia e Amapá.
Desde setembro, início da infecção no país, já são 4.987 ocorrências.
O Brasil registrou entre janeiro e abril de 2015 quase 2 mil casos confirmados de infecção pelo vírus chikungunya, que circula no país desde setembro de 2014 e é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue, doença que já registrou 745,9 mil ocorrências apenas neste ano. A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém causa mais dor e tem menor índice de mortalidade.

Na última sexta-feira (8), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, não descartou um surto da doença no país. “É muito provável que tenha”, explicou ele.
Para o pesquisador Ricardo Lourenço, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os casos devem aumentar no Brasil porque a população ainda não desenvolveu anticorpos para combater naturalmente o vírus (leia mais abaixo).

Bahia é o estado com mais doentes
A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa. Seu índice de mortalidade, no entanto, é bastante baixo (veja quadro abaixo com as características da chikungunya).



Adicionar legenda
Lívia afirma que desde janeiro sente sintomas da
chikungunya (Foto: Arquivo pessoal)
A baiana Lívia de Oliveira, moradora do município de Riachão do Jacuípe, a cerca de 180 quilômetros de Salvador (BA), disse que ficou 45 dias em casa, sem conseguir ir trabalhar, de tanta dor que sentia.
"Parecia que estava toda quebrada. Não conseguia levantar", afirmou.

A Bahia é o estado com mais casos confirmados da doença. Desde setembro já são 2.487 registros, 1.054 apenas neste ano (leia reportagem).

A jornalista Girlane Duarte acompanhada do filho
Artur, de oito anos (Foto: Arquivo Pessoal)
'Terrível experiência'
O Amapá vem em seguida, com 2.327 infectados por chikungunya desde setembro passado, 895 apenas neste ano Deste total, 880 são autóctones, 12 importados e três ainda não tiveram sua origem determinada.
A jornalista Girlane Duarte, moradora de Oiapoque, distante 590 quilômetros de Macapá, e seu filho de 8 anos entraram para a estatística de doentes no estado.
Ela disse que sentiu os primeiros sintomas em outubro de 2014, mas seis meses depois de ter contraído a febre, ainda sente dores nas articulações dos punhos, que a impedem de realizar atividades do trabalho e em casa. "Foi uma terrível experiência na minha vida", afirmou (leia a reportagem).
'Veio para ficar', diz especialista
Segundo o pesquisador Ricardo Lourenço, da Fiocruz, é provável que os casos da doença aumentem no Brasil já que a população ainda não tem anticorpos para o vírus.

“Tem uma quantidade imensa de pessoas que podem contrair. O Brasil era o único país das Américas a não ter casos autóctones da doença, mas aí o vírus chegou para ficar, infelizmente”, explicou Lourenço ao G1.
Ele explica que a porta de entrada da doença no país foi o Amapá, onde as pessoas contraíram o vírus vindo da  Guiana Francesa.
Ele afirma que há dois genótipos do circulando no país: o africano, detectado principalmente no Norte, e o asiático, presente nas ocorrências notificadas na Bahia, por exemplo.
“Apesar das linhagens, só se pega uma vez o vírus, diferente da dengue, por exemplo, que tem quatro sorotipos distintos”, afirma.
O especialista alerta ainda para o risco de uma pessoa contrair dengue e chikungunya ao mesmo tempo. Há casos confirmados na África e em regiões do Oceano Pacífico de pessoas que ficaram com as duas infecções ao mesmo tempo.
Combate
Lourenço explica ainda que o vírus pode ser transmitido também pelo mosquito Aedes albopictus, que vive em ambientes fora de zonas urbanas, principalmente em regiões desmatadas. Para ele, é preciso intensificar o combate a esta espécie.
De acordo com o governo federal, entre as ações para reduzir a quantidade de casos no país estão o aumento de repasses para as Secretarias de Saúde e a distribuição de insumos estratégicos como inseticidas e kits para diagnósticos.
Segundo o Ministério da Saúde, em dezembro houve o repasse adicional de R$ 150 milhões para as esferas estadual e municipal para controle da dengue e do chikungunya.
saiba mais
 Eduardo Carvalho*Do G1, em São Paulo

veja também

·         'Foram momentos terríveis', diz jornalista do AP com chikungunya
·         Fiocruz isola vírus chikungunya e  avança na criação de teste rápido
13/03/2015
·         Brasil tem 1.364 casos de chikungunya, diz Ministério da Saúde
02/12/2014
·         Próximo verão será o 1º com dengue e chikungunya circulando no país