terça-feira, 22 de julho de 2014

RURÓPOLIS NO OESTE DO PARÁ VIVE HOJE UMA INCERTEZA,


RURÓPOLIS NO OESTE DO PARÁ VIVE HOJE UMA INCERTEZA,do que é mesmo importante para a Administração publica, se é o ser humano ou sua fantasia social, vendo imobilização da parte da prefeitura na cavalgada da festa do peão do boiadeiro no dia 16 deste mês (16/07/20140) desfile com farda de símbolo      da administração atual foi tudo bonito, mais no outro dia a nossa reportagem teve com um cidadão que numa entrevista anterior para este jornal falou sobre o lixão de Rurópolis a menos de 3 km de cidade e lhe foi perguntado se a prefeitura já tinha deixado de joga lixo naquele local, não estão jogando, um grupo de pessoas ocuparão a área a fim da prefeitura retira o lixo e lotear para os mesmos fazerem moradias, vendo o local onde as famílias se encontrão a gente ver a falta de conhecimento e o desespero humano naquele lugar, o que mais assusta é saber que as instituições competentes de Rurópolis a inda não tomou nem uma providencia para defender aquele povo dos perigos que eles estão correndo, as suas saúde já ou vão fica comprometida por muito tempo ou para sempre, naquele lugar foi jogado todo tipo de lixo de uma vez que não se recicla e nem tem outro lugar para jogar os lixos pesados, aqui fica um apelo para a prefeitura, camará municipal e secretárias, faça alguma coisa para defender aquele povo porque eles estão precisando  e foram para lá inocentemente assim como foram as urnas votar para cada um que estão no poder administrativo ou legislativo de Rurópolis.

RURÓPOLIS NO OESTE DO PARÀ VIVEU 5 DIAS DA MAIOR FESTA DE SEU MUNICÍPIO A 10ª EXPORURÓPOLIS E A 16ª FESTA DE PEÃO DE BOIADEIRO.


Com a cara e a grandeza do produtor Rurópolense trazendo em se demonstração Exposição e o leilão da fazenda 5 estrela, a mesma movimentou todo município e região, com a festa e grandeza da sociedade, aqui mostra o esforço de um povo que acredita no trabalho para movimenta e crescer a  economia monetária, uma organização criada e reproduzida no dia adia pelos seus componente assim o Sindicato dos produtores Rurais mostra para todos quem trabalha colabora com apolítica de desenvolvimento do pais  dispensando a burocracia que tanto reduze e inviabilizar o crescimento desta região, a organização desta instituição da parte de seu presidente e seus diretores mostra o que precisa mesmo de verdade para o crescimento e a melhoria da produção é só o empenho e esforço dos nossos representantes Federal, Estadual, e Municipal, que tanto deixa desejar pois a falto de política sociais incentivo de produção e saneamento rurais com um trabalho básico criativo e constate deixa esta região sem opção para competir e crescer no mercado econômico e produtivo, ouvindo alguns pequenos produtores onde eles comenta que a falta de acesso trafego para suas propriedades lhe impede de produzir pois não tem como tira suas produções assim vem o desanimo e os mesmos fica imobilizado sem ter como crescer, vendo um município com 80% Rural e menos de 30% com capacidade de se movimentar ficando sem condição de produzir pois o município esta quase abandonado por parte da administração publica do município.

CERCA DE 600 PESSOAS JÁ MORRERAM NO CONFLITO ENTRE ISRAEL E O HAMAS


Diante do alto número de mortes, aumentou o apelo por um cessar-fogo.

Militantes do grupo Hamas usam túneis para atacar os soldados de Israel.

O número de 600 mortos em duas semanas de conflito em torno da Faixa de Gaza reforçou pedidos urgentes de um cessar-fogo entre Israel e o grupo radical palestino Hamas.
Com o avanço das tropas israelenses por terra, o Hamas e a Jihad islâmica têm lançado menos foguetes. A maior ameaça a Israel agora vem exatamente debaixo da terra.
Em um ponto da fronteira, muito perto de Gaza, os militantes do Hamas invadiram no início de segunda-feira (21) mais uma vez o território israelense. Eles entraram em confronto com soldados e, segundo Israel, dez militantes morreram. Ao todo, já foram encontrados 16 túneis com 45 ramificações.
Na invasão dos militantes do Hamas na segunda (21), quatro soldados israelenses morreram. Outros três morreram em Gaza, aumentando para 27 o número de israelenses mortos em duas semanas de guerra. Entre os palestinos, são 572 mortos, a maioria civis.
A explosão em um hospital de Gaza deixou cinco palestinos mortos e mais de 70 feridos. Israel disse que acertou um depósito de mísseis ao lado do hospital e que a morte de civis é consequência da tática do Hamas de esconder armas em áreas frequentadas pela população civil.
O secretário de Estado americano John Kerry chegou ao Cairo, em mais uma tentativa de acabar com a guerra.
O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, apresentou as suas condições e disse que Israel precisa abrir as fronteiras de Gaza e libertar prisioneiros do Hamas na Cisjordânia.
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que a operação tem um objetivo e que vai seguir adiante

Rodrigo Alvarez Fronteira Israel-Gaza

IMAGEM FORTE. FETO É ENCONTRADO DENTRO DE CAMINHÃO COLETOR DE LIXO EM SANTARÉM


Feto é encontrado em caminhão do lixo
Acabei de falar por telefone com um assessor da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Santarém, que me confirmou, que a empresa de lixo Terra Plena, encontrou um feto de aproximadamente 6 ou 7 meses no caminhão coletor da empresa que fazia a rota no bairro do Maracanã. 
A empresa acionou imediatamente a Polícia Militar, que informou ao Centro de Perícia Científicas Renato Chaves sobre a presença do corpo. 
O fato está sendo apurado pela Polícia

JK

CONSÓRCIO TAPAJÓS REALIZA PLENÁRIA EM JACAREACANGA


Cumprindo parte de um calendário de reuniões que começou em 9 de julho em Rurópolis, aconteceu nesta sexta (18/07), simultaneamente em Itaituba e Jacareacanga a Plenária Municipal do Plano territorial e PPA Participativo do Consórcio Tapajós, que foi coordenado pelo Sociólogo Pedro Lúcio.
O evento teve início as 9 da manhã às 4 da tarde e contou com a presença de 91 participantes entre eles os vereadores Edileuza Viana, Jerson Mourão, Walter Tertulino e ElinaldoCrixi, representante do Sindicato do Produtor Rural de Jacareacanga, Antonio Mendes, da Colônia de Pescadores Naldo Martins, da Associação de Moradores do Bairro São Francisco das Chagas, populares, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tenente da Polícia Militar Cavalcante e do prefeito Raulien Queiroz, presidente do Consórcio.
Na solenidade de abertura do evento o prefeito Raulien Queiroz lamentou a ausência de muitas entidades. “Esta Plenária é a oportunidade de nos manifestarmos e cobrarmos dos entes federais e estaduais a execução de políticas públicas em nosso município. Não vamos ficar reféns das migalhas que o governo federal e estadual manda para nós. A região do Tapajós será num futuro bem próximo o maior celeiro produtivo de energia elétrica. Lamento muito a ausência de várias entidades representativas, igrejas e da população em geral”, disse o prefeito acrescentando que mais de 50% da energia consumida pelo Brasil será produzido pelo complexo hidrelétrico Tapajós e Teles Pires.
O coordenado da Plenária Pedro Lúcio, apresentou a dinâmica dos trabalhos do dia, que foi distribuída em 4 eixos temáticos: Infraestrutura para o Desenvolvimento; Inclusão Social e Cidadania; Fomento à Atividades Produtivas; e Ordenamento Territorial e Gestão Ambiental. Segundo Pedro Lúcio, a plenária aconteceu dia 9 de julho em Rurópolis, dia 11 em Aveiro e será encerrada nesse dia 19 em Trairão. “Vamos construir propostas com a participação popular refletindo as demandas de cada município. Duas propostas de cada tema serão eleitas que serão deliberadas em reunião pelos prefeitos componentes do Consórcio e posteriormente apresentadas ao Governo Federal através do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão”, disse.
Entre as propostas elencadas foram destacadas a criação de uma Superintendência do Incra em Itaituba, regularização fundiária, garantir que o licenciamento da atividade garimpeira nas unidades de conservação possa ser no âmbito municipal ou estadual entre outras. Constituído em 31 de agosto de 2013, o Consórcio da área de Influência das Hidrelétricas do Tapajós, BR-230 e BR-163, denominado de Consórcio Tapajós, foi formado pelos municípios de Jacareacanga, Itaituba, Aveiro, Novo Progresso, Trairão e Rurópolis. O Consórcionasceu com a finalidade planejar, coordenar e executar ações para o desenvolvimento local e regional em sua área de atuação e vem se solidificando a cada dia.

Fotos e texto: Nonato Silva- ASCOM- PMJ