quarta-feira, 2 de julho de 2014

JACAREACANGA: FEIRA DO PRODUTOR RURAL RECEBE INCENTIVO


No último domingo (29/06) a Feira do Produtor Rural de Jacareacanga foi palco de um grande movimento com o objetivo de incentivar o pequeno produtor rural.
O movimento capitaneado pela Prefeitura de Jacareacanga através das Secretarias de Agricultura e Assuntos Indígenas e com apoio da SAGRI, SENAR, EMATER e FETAGRI tem o objetivo de atrair para a feira consumidores que terão a oportunidade de comprar produtos agrícolas direto do produtor.
Quem visitou a feira no domingo além de testemunhar preços baixos também curtiu música ao vivo com cantores locais. O prefeito Raulien Queiroz esteve presente na feira e aproveitou para fazer compras e disse que os agricultores têm potencial para produzir. “Parabéns aos organizadores do evento e aos produtores rurais. É necessário que a população participe valorizando a produção local”, disse.
Inaugurada há um ano, fruto de uma pactuação da Prefeitura de Jacareacanga e Companhia Hidrelétrica Teles Pires, a Feira do Produtor Rural de Jacareacanga tem uma área construída de 710 m² e uma oferta de 48 boxes, além de banheiros, depósitos e sala de administração. Apesar de ter um grande potencial para produção agrícola Jacareacanga nos últimos anos vem despontando para conquistar o mercado através do excedente da agricultura familiar, modelo de produção tradicional praticado no município.
Valorizando a identidade agrícola do povo Munduruku, a Secretaria de Assuntos Indígenas em parceria com a EMATER vem executando o projeto denominado de Farinha Munduruku e que já vem dando resultados positivos. De acordo com o secretário de assuntos indígenas Ivânio Alencar, as famílias indígenas que abraçaram o projeto estão tendo retorno financeiro considerável. “Algumas famílias já compraram geladeira, televisores, motores de popa, fruto da produção da farinha de mandioca”, comemora Alencar. “Na feira a população tem a oportunidade de comprar a farinha por apenas 3 reais o quilo, preço abaixo do valor praticado no mercado local”, disse.
Já a Secretaria Municipal de Agricultura e Mineração-SEMAM aposta na força do produtor rural. Distribuindo gratuitamente sementes de feijão, milho, arroz, ofertar horas de trator para arar algumas propriedades rurais e dispor de técnicos agrícolas para orientação ao produtor rural, a SEMAM vem mudando aos poucos a velha prática de produção para consumo próprio, proporcionando ao pequeno agricultor a geração de renda. 
Para o secretário de municipal de agricultura Hélio Miranda as recuperações de vicinais como a do Jaburu e da Gleba 21 trarão mais incentivos e perspectivas de produção agrícola ao município. “No passado nossos produtores arcaram com prejuízos perdendo a produção por falta de estradas para escoar seus produtos. Agora temos estradas de qualidade, uma feira coberta com uma estrutura invejável, caminhão para transportar gratuitamente nossos agricultores e muita disposição de nossos produtores rurais. Queremos que a população prestigie os nossos produtores”, disse Miranda, acrescentando que no dia 3 de agosto vai acontecer mais um movimento de incentivo ao produtor rural. 

Fonte: http://www.jacareacanga.pa.gov.br

OCUPAÇÃO NO TERRENO DO LIXÃO EM RURÓPOLIS


Nossa reportagem teve hoje 01/07/2014 na área do lixão de Rurópolis onde um grupo de pessoas se acamparam no intuito de lotearem e fazerem moradia naquela área, um lugar difícil  de  permanecia de sério  Humano, conversando com os ocupantes eles falaram que o objetivo da ocupação é impedir a jogada do lixo naquela lugar e a prefeitura tira o lixo e lotear para que eles possa fazes casa, falaram que eles não tem casa e nem pode compra um terreno esta é a forma de chama atenção dos administradores Executor  e legisladores para o seu caso, vendo a forma do povo que estão naquele lugar agente ver no semblante deles a falta de conhecimento do mal que aquele lugar pode lhes causa para sua vida e na sua saúde, e ouvindo a entrevista  do  secretário de meio ambiente na radia Transamazônica onde ele falou que já estava sendo tomado as providencia pois já tia sido pedido a reintegração de posse daquela ária, a gente fica sem entender da falte de conhecimento daquele povo e da falta de sensibilidade da parte da administração publico,  a quase dois anos atrás na campanha política os mesmos senhores que estão pedindo a reintegração de daquela área por meio judiciário muitos virão eles reunir, abraça, muito daqueles que ali estão por todos problemas que atravessa no caminho na época política nada impediu os atos amoroso e amigável fosse praticados assim como reunião palestra aperto de mão e abraço, mais hoje como aqueles irmãos estão naquela situação, nem um tenta da conforto e sim ameaçar um mandato de reintegração de posse por meio Judiciário sabendo eles que aquele povo não tem e nem sabe se defenderem, agente pergunta cadê  os afetos aperto de mão, abraço, e palavras bonita, agora é repressão, mesmo sabendo que a ocupação daquela área não é o certo defendo uma discussão   aberta e amigável para a situação, aqui fica o  repudio  a qualquer repressão que venha ser impostos aquela gente.

PREFEITO DE JACAREACANGA RAULIEN QUEIROZ FIRME E FORTE NO CARGO E VENCE NO TRE/PA POR 6 X 0 DESEMBARGADORES INOCENTAM RAULIEN QUEIROZ POR 6x0 RÔSE SOFREU HOJE (01/07) MAIS UMA HUMILHANTE DERROTA.


A reeleição do prefeito Raulien Queiroz em 2012 foi uma resposta clara da credibilidade que a população de Jacareacanga expressa pela administração séria, transparente e comprometida com o desenvolvimento local. A melhoria da qualidade de vida tem sido uma referência em Jacareacanga. Mais de 8 mil metros de esgotamento sanitário e galerias pluviais, construção de prédios públicos obedecendo uma arquitetura arrojada e moderna, execuções de políticas públicas na área da saúde, educação, assistência social e valorização do servidor público com salários em dia e qualificação profissional. Estas ações são um legado de quem realmente se comprometeu em desenvolver um município como Jacareacanga.
Mas nem tudo são flores. Em 2012 o povo reelegeu Raulien Queiroz e seu opositor Raimundo Rosivaldo – o Rôse -, que sofreu uma derrota humilhante nas últimas eleições municipais, entrou com um processo de cassação contra Raulien. Desde então vem rolando embates jurídicos nos tribunais. O processo eleitoral, em que o prefeito de Jacareacanga Raulien Queiroz, foi acusado de compra votos e prática de abuso de poder econômico, as audiências foram realizadas na Comarca de Rurópolis, presididas pelo Juiz Eleitoral da 68ª Zona Dr. Gláucio Assad, que julgou improcedente as acusações.
Insatisfeito com o resultado do julgamento Raimundo Rosivaldo recorreu TRE/PA e o julgamento foi hoje (01/07) e conforme informações os desembargadores votaram a favor da permanência do prefeito Raulien Queiroz no cargo de gestor. Foram 6 votos a zero.  Com esse resultado Rôse e sua insanidade ficam cada vez mais distante de governar Jacareacanga e sair da miséria em que vem vivendo. Sem casa, sem dinheiro, sem prestígio, sem financiadores só lhe resta o desespero. Enquanto isso Raulien Queiroz continua firme em sua administração, buscando trazer o melhor para Jacareacanga. Ufa! Ainda bem.

Fonte: Texto Nonato Silva- Postado por FARO FINO e Norton 

ITAITUBA VIVE UM (COLAPSO): VERGONHA CELPA CORTA ENERGIA DA PREFEITURA E SECRETARIAS DO MUNICÍPIO.


O momento pelo qual passa atual governo parece que é o mesmo desde janeiro/2013, ou seja, recheado de incompetência, marasmo, destrambelhamento, burrice. Não é a primeira vez que a Celpa faz desligamento em vários órgão da Prefeitura de Cuiutuba (outrora chamada de Itaituba!) por falta de pagamento.
O que não se entende é aonde está o dinheiro que o município recebe e arrecada, pois vários servidores do CRAS estão com os salários atrasados, fornecedores sem pagamento há vários meses, inclusive um empresário tem um crédito de mais de R$1.3 milhão na PMI.
Já vem de longa data a falta de compromisso da prefeitura com seus fornecedores, pois a CELPA, mas devemos entender esses cortes de energia como um motivo para a Prefeitura dar a vários servidores férias coletivas por motivo de força maior, ou seja, incompetência.
Agora aqui, deixo um recado para o blogueiro 'oficial' do Governo de Cuiutuba, que está investigando minhas postagens e a dizer por aí que estas estão sendo realizadas em meu horário de trabalho. Pois pode investigar, mas antes, comprove seu horário e local de trabalho e qual sua função dentro da Seminfra!
Agora, só falta o vereador cego e ingrato Dadinho Caminhoneiro informar à população que é culpa do governo passado!

 Fonte Junior Ribeiro