domingo, 12 de outubro de 2014

RESULTADO DA SEGUNDA COLETA SERÁ DIVULGADO DIA 13


Durante entrevista coletiva neste sábado (11), o diretor do Instituto Evandro Chagas (IEC), Dr. Pedro Vasconcelos, garantiu que a possibilidade da segunda mostra ser positiva para o vírus Ebola é rara. O IEC é responsável pela análise laboratorial da mostra de sangue coletada para o primeiro exame.
"O que se sabe é que a probabilidade é muito baixa, em raríssimos casos ocorreu de no primeiro exame ser negativo e o segundo teste ser positivo. Então, a probabilidade é de quase 99,9% de ser também negativo", garantiu o diretor.
Ainda segundo Vasconcelos, o exame realizado foi o PCR (Proteína-C Reativa) em tempo real, indicado mundialmente para o diagnóstico rápido.
De acordo com o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS), o próximo passo será coletar uma mostra com 48 horas após a primeira coleta e realizar o mesmo procedimento para confirmar o resultado.
"Esse segundo exame, sendo negativo, está totalmente descartado de o caso ser Ebola", afirmou o diretor do IEC.
INSTITUTO
Segundo o diretor, a escolha pelo IEC para realizar o exame para o diagnóstico de ebola - que deu negativo - foi designado pelo Ministério da Saúde.
"Temos aqui um laboratório de alta complexidade em biologia no Brasil, o maior em termo de biossegurança da América Latina. Isso oferece condições de segurança tanto para trabalhar quanto para contenção, isto é, impedir que o vírus se espalhe na natureza", destacou Vasconcelos.
Leia também:
·          
·         (DOL)