domingo, 17 de maio de 2015

MANIFESTANTES BLOQUEIAM ESTRADA QUE DÁ ACESSO À BELO MONTE, NO PARÁ

De acordo com a PRF, BR-230 foi interditada neste domingo (17).
Agricultores têm extensa pauta de reivindicações.
Agentes da PRF negociam a liberação da rodovia. (Foto: Divulgação/PRF)
Cerca de 600 manifestantes bloquearam na tarde deste domingo (17) a BR-230, em Vitória do Xingu, no sudeste do Pará, próximo à estrada que dá acesso ao sítio Pimental, da Usina Hidrelétrica Belo Monte. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a liberação de veículos foi sendo feita de hora em hora, exceto os veículos com destino ao empreendimento.
A comunidade tem um documento com oito páginas de reivindicação. A PRF informou que os manifestantes fazem parte dos Movimento pela Garantia dos Direitos das Populações da Transamazônica e Xingu.
A estrada foi liberada e o tráfego de veículos está normalizado.
tópicos: 
Do G1 PA

·         Belo Monte, 
·         Vitória do Xingu
veja também
·         
20/03/2015
·         
22/06/2014
·         
27/05/2014
Empresa pode ser condenada a pagar multa diária de R$ 20 mil. Norte Energia afirma que ainda não foi citada oficialmente.
06/02/2014

ESTADO ISLÂMICO OBTÉM O CONTROLE DE RAMADI, NO IRAQUE, A 100 KM DE BAGDÁ

'Ramadi caiu e os militares estão fugindo', disse o porta-voz da província.
Na sexta, EI havia conseguido avançar sobre a sede do governo local.
Imagem divulgada neste domingo pela Reuters mostra chamas resultantes do combate entre extremistas do Estado Islâmico e tropas iraquianas em Ramadi, no sábado (16). Cidade foi tomada pelo EI (Foto: Reuters)
saiba mais
Integrantes do Estado Islâmico tomaram controle da cidade iraquiana de Ramadi, que fica a 100 km da capital, Bagdá. Nem o intenso ataque aéreo liderado pelos Estados Unidos impediu os extremistas de avançar sobre a região.

Segundo a agência Reuters, os combatentes do EI tomaram uma importante base militar neste domingo (17), o que forçou o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, a autorizar o emprego de forças paramilitares xiitas para retomar o controle de uma província de maioria sunita.
Fotografia da Associated Press mostra tropas iraquianas se retirando de Ramadi, capital da província de Anbar, a 115 km de Bagdá. (Foto: AP)
 http://s2.glbimg.com/ay4jdhLYBCF-48hK3HD1MHcpk08=/3x18:588x281/300x135/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/08/26/isis_624x351_afp.jpg

·         conheça o estado islâmico
·         o que é um califado
·         quem é o 'califa' do grupo
·         a reação internacional
Membros das Forças Armadas disseram que tiveram de deixar o Comando de Operações de Anbar depois que foram atacados pelos insurgentes. Um dos oficiais, que falou sob condição de anonimato, contou que os rebeldes chegaram a pedir via megafone que os soldados iraquianos deixassem suas armas, com a promessa de voltarem para casa em segurança.
"Agora estamos cercados dentro do Comando de Operações por Daesh, e estão chovendo bombas de morteiro", disse um oficial militar dentro da base. Daesh é um acrônimo árabe para o Estado Islâmico. "Os combatentes do Daesh estão em quase todas as ruas. É uma situação caótica e as coisas estão saindo fora do controle. Ramadi está caindo nas mãos do Daesh", disse o oficial.
Ramadi, Iraque

·         http://maps.googleapis.com/maps/api/staticmap?zoom=8&size=300x167&sensor=false&markers=color:red%7Ccolor:red%7Clabel:A%7C33.4205927,43.307505
·         Capital da província de Anbar foi tomada
Ramadi, capital da província de Anbar, é a primeira grande cidade a ser conquistada pelos Estado Islâmico no Iraque desde que as forças de segurança e grupos paramilitares começaram a forçá-los a retroceder, no ano passado, com a ajuda dos bombardeios realizados pela coalizão liderada pelos Estados Unidos.
Segundo o "USA Today", o porta-voz da província de Anbar, Muhannad Haimour, disse que a cidade havia caído e estava tomada. "Os militares estão fugindo", confirmou Haimour.
Os extremistas passaram a dominar a maior parte de Ramadi na sexta-feira (15), fincando sua bandeira negra na sede do governo local no centro da cidade. Entretanto, um contingente de forças especiais iraquianas conseguiu deter o grupo no bairro de Malaab.
O Pentágono, sede da Defesa dos EUA, se manifestou no fim da tarde deste domingo sobre o assunto. De acordo com a porta-voz da instituição, Maureen Schumann, “é muito cedo para tecer comentários sobre a situação na região.
Ela acrescentou dizendo que “os Estados Unidos continuam a monitorar o difícil combate em Ramadi e a situação permanece fluida e contestada”.
Imagem divulgada neste domingo pela AP mostra retirada em massa de moradores de Ramadi, fugindo das tropas do Estado Islâmico (Foto: Hadi Mizban/AP)

Fonte G1 da Globo
tópicos:
·         Estado Islâmico, 
·         Iraque
veja também
·         
há 6 horas
·         

15/05/2015
Voz atribuída a Abu Bakr al-Baghdadi fala em 'pegar armas' no mundo todo. 'Não há desculpa' para muçulmanos não se unirem ao EI, diz gravação.
14/05/2015
·         
14/05/2015
PUBLICIDADE

AJUSTE FISCAL
Governo tem até sexta-feira para anunciar as medidas de bloqueio de recursos.