sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Reajuste de 34,4% entrou em vigor nesta quinta, 7. MPF apura reajuste na tarifa de energia elétrica no Pará



Procedimento vai apurar reajuste que entrou em vigor nesta quinta, 7.MPF solicitou informações sobre aumento à Aneel e à Celpa.
O Ministério Público Federal instaurou um procedimento para apurar o reajuste das tarifas de energia que entrou em vigor nesta quinta-feira (7) no Pará, após ser autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O MPF solicitou informações sobre o reajuste à Aneel e à Celpa. O G1 entrou em contato com a concessionária sobre a investigação do MP, mas a Celpa disse que  ainda que não tomou conhecimento de qualquer procedimento aberto sobre o tema, e por isso não pode se pronunciar sobre o assunto.
Com o aumento de 34,4% para consumidores residenciais e de 36,41% para a indústria, o reajuste está entre os maiores do país. A inflação do período ficou em 5,91%. A Celpa passa por processo de recuperação judicial desde 2012, ano em que foi considerada a pior concessionária de energia do pais.
Em 2013, o MPF obteve uma ordem da Justiça Federal para obrigar a empresa a garantir o fornecimento de energia à população, que sofria com as constantes interrupções causadas pelas condições precárias da infraestrutura. O MPF também já processou a Celpa e a Aneel em outras ocasiões por conta de aumentos abusivos nas tarifas do Pará. Em 2010 e 2011, o MPF questionou o método de cálculo utilizado pela Aneel.
Segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos), o reajuste de 2014 é o maior desde a privatização das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), em 1998. O Dieese informou que nesse período, as tarifas já subiram 400%, contra uma inflação estimada em 176%. O atual reajuste afeta dois milhões de unidades consumidoras de energia elétrica.

Do G1 PA

EM 8 ANOS LEI MARIA DA PENHA SALVOU A VIDA DE MAIS DE 300 MIL MULHERES NO BRASIL


Completando 8 anos hoje, a Lei Maria da Penha salvou a vida de mais de 300 mil mulheres no Brasil. Nos últimos 8 anos, outros 100 mil mandados de prisão também foram expedidos contra os agressores. A revolução social, iniciada em 7 de agosto de 2006 com a sanção da lei, permitiu que mulheres rompessem com o silêncio e denunciassem seus parceiros violentos. Os dados são da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM).
QUEM É MARIA DA PENHA?
Cearense de Fortaleza, Maria da Penha é farmacêutica bioquímica pela Universidade Federal do Ceará, com Mestrado em Parasitologia em Análises Clinicas, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, aposentada.
Em maio de 1983 Maria da Penha foi vitimada por seu então marido, Marco Antonio Heredia Viveros com um tiro nas costas enquanto dormia, que a deixou paraplégica. Marco Antônio por duas vezes foi julgado e condenado, mas saiu em liberdade devido a recursos impetrados por seus advogados de defesa.  
Em 1994 publicou o livro “Sobrevivi... Posso Contar” (reeditado em novembro de 2010, pela editora Armazém da Cultura) que em 1998 serviu de instrumento para, em parceria com o CLADEM (Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher) e CEJIL (Centro pela Justiça e o Direito Internacional) denunciar o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos OEA.
Essa denuncia resultou na condenação internacional do Brasil, pela tolerância e omissão estatal, com que de maneira sistemática, eram tratados pela justiça brasileira, os casos de violência contra a mulher.   
essa condenação, o Brasil foi obrigado a cumprir algumas recomendações dentre as quais destaco a de mudar a legislação brasileira que permitisse, nas relações de gênero, a prevenção e proteção da mulher em situação de violência doméstica e a punição do agressor.
E assim, o governo federal já sob o comando do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres  parceira de cinco organizações  não governamentais,  renomados juristas  e atendendo  aos   importantes tratados internacionais  assinados e ratificados pelo Brasil, criou  um projeto de lei  que  após  aprovado por unanimidade  na Câmara e no Senado Federal   foi,  em 07 de agosto de 2006 , transformado como  Lei Federal 11340 - Lei Maria da Penha.
 A sua contribuição nesta importante conquista para as mulheres brasileiras tem lhe proporcionado, por todo o país, significativas homenagens, dentre as quais podemos destacar a “Mulher de Coragem”, primeira brasileira a receber esse condecoração do Governo Americano, a Ordem de Cruz de Dama de Isabel la Católica, condecoração concedida pela Embaixada do Reino da Espanha e o Prêmio Direitos Humanos 2013, que é considerado a maior outorga do Governo Brasileiro no campo dos Direitos Humanos, além de incontáveis convites, no Brasil e no exterior,  para palestras, seminários, entrevistas para jornais, revistas, rádio e televisão, etc. nos quais, tenta contribuir para a conscientização dos operadores do Direito, da classe política e da sociedade de uma maneira geral, sobre a  importância da correta aplicabilidade da Lei Maria da Penha, ao mesmo tempo em que esclarece também a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência.
Paralelo às suas atividades acima descritas, Maria da Penha  permanece atenta a tudo que se refere à lei 11340/2006 batizada com o seu nome,  que por diversas vezes foi alvo de tentativas de enfraquecimento ,   como  por exemplo, quando buscaram aprovar no Senado Federal o  anti-projeto de Lei 156/2009   que   visava transformar a violência doméstica contra a mulher em crime de baixo potencial ofensivo .   Através do lançamento do Manifesto Público de Apoio à lei,  Maria da  Penha coletou inúmeras assinaturas nos locais onde se apresentava, por todo o Brasil. Essa ação junto a outras de militantes e instituições como o Ministério Público e a Defensoria Pública, resultou na manutenção da Lei Maria da Penha na sua integridade. 
Maria da Penha protocolou na Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará, em janeiro de 2009,  o oficio  764/2009-7 solicitando providências para, atendendo a uma das recomendações da OEA, incluir nas unidades curriculares de ensino,  a importância do  respeito à mulher e aos seus direitos reconhecidos  na Convenção Belém do Pará .   Maria da Penha é Fundadora do “Instituto Maria da Penha – IMP”, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que visa, através da educação, contribuir para conscientização das mulheres sobre os seus direitos e o fortalecimento da Lei Maria da Penha. Dentre as ações desenvolvidas destacamos o Curso de Formação de Defensores e Defensoras do Direito à Cidadania, destinado aos moradores de área de vulnerabilidade social, profissionais que atuam na rede atendimento a mulher, operadores do Direito, universidades e empresas

PESQUISA ELEITORAL


Ibope mostra corrida presidencial estagnada
Nova pesquisa de intenção de voto aponta que presidenta Dilma Rousseff  tem 38%, Aécio Neves tem 23% e Eduardo Campos tem 9%
por Redação — publicado 07/08/2014 22:05, última modificação 07/08/2014 22:21 O candidato do PSDB, Aécio Neves, visitou uma fábrica no bairro do Jaraguá nesta
A nova pesquisa de intenção de voto do Ibope, divulgada nesta quinta-feira 7 pela TV Globo, aponta um cenário de estabilidade entre os principais concorrentes da eleição presidencial. De acordo com o levantamento, a presidenta Dilma Rousseff tem 38% da preferência do eleitorado, seguida do candidato do PSDB, Aécio Neves, com 23%, e do candidato do PSB, Eduardo Campos, que tem 9%.
Em relação à última pesquisa, do mês de julho, Dilma continua estacionada. Ela também tinha 38% no mês passado. O presidenciável tucano cresceu um ponto percentual, já que estava com 22%. Campos também avançou um ponto, pois tinha 8% no outro levantamento anterior.
Não é possível dizer, no entanto, se a disputa iria para o segundo turno se a eleição presidencial fosse hoje. Isso porque, juntos, todos os adversários de Dilma têm 38% da preferência dos entrevistados, o mesmo que a petista. Para ganhar no primeiro turno, é preciso ter mais votos que a soma de todos os rivais.
Apesar disso, o Ibope também simulou dois cenários para um eventual segundo turno. Caso Dilma e Aécio disputassem esta etapa, a presidenta venceria com 42%, contra 36% dele. A diferença entre os dois caiu nesta etapa. Na simulação anterior, Dilma vencia por 41% a 33% do candidato do PSDB. Se o segundo turno fosse contra Campos, a petista ainda venceria. Segundo o levantamento, Dilma tem 44% e o candidato do PSB 32%. Um mês atrás, ela tinha 41% e ele tinha 29%. ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff em ato com sindicalistas em São Paulo
Além dos principais candidatos, foram lembrados pelos entrevistados os presidenciáveis Pastor Everaldo (PSC), com 3%, Luciana Genro (PSOL), com 1%, e Eduardo Jorge (PV), que tem 1%. Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) tiveram menos de 1%. O número de brancos e nulos alcança 13%, enquanto que 11% das pessoas não sabem em quem votar ou não responderam. A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre domingo 3 e quarta-feira 6 em 175 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00308/2014.

BATIDA ENTRE DUAS CARRETAS NA BR-163 DEIXA UMA VITIMA FATAL


O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 07, entre a comunidade do Tucunaré e o Distrito de Caracol.

O acidente foi entre duas carretas que trafegavam sentido contrário, ao sair do asfalto as carretas vieram se chocar, onde o motorista da carreta azul que estava carregada de milho e vinha do Estado do Mato grosso bateu de frente na que vinha em direção contraria vindo a falecer no local, assim que aconteceu o acidente militares de Caracol e Trairão foram ate ao local do acidente, em seguida policiais civis também foram ao local, assim como as ambulâncias do SAMU e a do posto de saúde de Caracol e Defesa Civil do Município, o motorista da outra carreta foi levado ao hospital onde passou por avaliações médicas e foi liberado, o motivo da colisão ainda não se sabe ao certo mais a poeira deve ter sido o maior motivo da colisão, o corpo de Isvaldo Alves de 54 anos foi encaminhado aos familiares.
Fonte: http://www.trairaoemdestaque.blogspot.com.br/

POLICIA MILITAR DE TRAIRÃO PRENDE BANDIDOS QUE ESTAVAM ATERRORIZANDO BR 163 E QUE SEQUESTRARAM EMPRESÁRIO NA COMUNIDADE DO ARURI.


Na noite desta quarta-feira dia 06 por volta das 23 horas e 20 minutos, o comando da Policia Militar de Trairão foi informado de que os suspeitos do sequestro do empresário na comunidade do Aruri na terça-feira à tarde estariam no Restaurante e Lanchonete do povão jantando, assim que tomaram conhecimento da denuncia os policiais; 1º PMs de Trairão prendem dois homens acusados de assaltos e sequestro na região
Sargento PM José Silva machado, o 2º Sargento PM Nelmar, o Cabo PM Edilson e o Soldado PM Lopes se deslocaram até o estabelecimento acima citado e surpreenderam os bandidos que não tiveram nem como reagir, o comando deu ordem de prisão aos dois indivíduos, Joel Barros Muniz de 35 anos este com várias passagens pela policia e Belmilson Moraes Silva Junior de 21 anos, os elementos estavam de posse de duas armas de fogo, sendo uma de calibre 38 e uma pistola 1.40, lembrando que a última é de uso exclusivo da policia, faziam uso ainda de um Saveiro Cross de cor vermelha que tem placa clonada de Santarém.
O comerciante foi liberado pelos bandidos um dia antes de serem preso, uma vez que caíram numa barreira feita pela policia nas proximidades da cidade do Trairão, ao avistar a barreira policial os bandidos entraram na vicinal da 18 onde liberaram o comerciante que já esta em casa com seus familiares, a quadrilha era formada por três elementos onde um se encontra foragido, os três elementos são suspeitos de realizarem outros assaltos em Trairão e estarem tirando o sossego da população, os policiais entregaram os componentes da quadrilha para a policia Civil de Trairão, onde o Delegado João Milhomem assumiu o caso e depois dos procedimentos legais deixou os elementos a disposição da justiça e os encaminhou para o presídio de Itaituba.

Fonte: http://www.trairaoemdestaque.blogspot.com.br/