domingo, 19 de outubro de 2014

MOTOQUEIRO MORRE EM ACIDENTE E TEM O BRAÇO DECEPADO


Mais um acidente grave aconteceu em Santarém, aumentando ainda mais a estatística de nosso perigoso trânsito.
Uma verdadeira cena de terror aconteceu na noite de sexta-feira (17) para sábado (18) na Rodovia Fernando Guilhon, em Santarém, Oeste do Pará. Um motoqueiro foi atingido por um veículo, por volta da meia noite, depois da ultima rotatória, passando o supermercado Gaúchinho. Segundo informações da Polícia, o veículo e a moto se chocaram no local em uma forte batida, o motoqueiro de nome Rafael Menezes Gomes, de 29 anos, teve seu braço arrancado na hora da batida e foi levado para o PSM, junto com outra vítima que também estava de carona na moto.
A Polícia informou que o motorista do carro, Roniclessio Paiva da Silva, estava embriagado. Ele foi levado para a 16ª Seccional de Polícia Civil. Muita gente no local do acidente. Na Secional de Polícia, o motorista do veículo se negou em fazer o teste do bafômetro. Policiais militares que presenciaram o fato exigiram que a Polícia Civil fizesse o flagrante do causador do acidente, fato que aconteceu depois que souberam que a vítima tinha ido a óbito.
A vítima fatal, Rafael Menezes Gomes, morava no Ramal dos Coelhos, na comunidade de Cucurunã. Ele pilotava uma moto CG 125 e seguia em direção de sua comunidade, quando foi atingido violentamente pelo motorista irresponsável, que vinha de Alter do Chão para Santarém. Rafael levava como carona José Anderson de Oliveira Mota, que também sofreu vários ferimentos e está recebendo atendimento médico no Pronto Socorro Municipal de Santarém.

O motorista do veiculo, Roniclessio Paiva da Silva, é morador da travessa Barjonas de Miranda, no bairro Aparecida. Segundo a Polícia, os condutores da moto e do carro não tinham habilitação. A batida foi tão forte, que o braço de Rafael caiu dentro do carro no lugar do passageiro.
 
Fonte: RG 15/O Impacto e Elias Junior

NAVIO QUE PASSOU POR GUINÉ NÃO VAI ATRACAR EM SANTARÉM, DIZ NOTA


O navio graneleiro MV/Stoja que passou por Guiné, um dos países da África que vive um surto de ebola, não irá atracar em Santarém, oeste do Pará.
A informação foi divulgada pela empresa exportadora de grãos Cargill neste sábado (18).  Em nota, a empresa informou que a embarcação não chegou a atracar no porto em Guiné, e esclareceu que houve apenas uma parada no país. De acordo com a Cargill, apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Macapá ter fiscalizado a embarcação e atestado a segurança e a Capitania dos Portos ter liberado a viagem do navio, a decisão foi adotada pela empresa com a finalidade de tranquilizar a população santarena, que entrou empânico após compartilhamentos de mensagens em redes sociais e aplicativos de bate-papo que informavam Santarém como o destino do navio.
Órgãos traçam estratégias de prevenção: Os Ministérios Públicos Federal e Estadual, em caráter de urgência, convocaram vários órgãos de segurança e saúde para uma reunião no fim da tarde deste sábado. O objetivo foi definir estratégias e fazer recomendações sobre prevenção da doença nos terminais que dão acesso ao município. Participaram da reunião, Polícia Federal, Divisão de Vigilância em Saúde, Capitania Fluvial, Companhia Docas do Pará, Vigilância Sanitária, Hospital Municipal de Santarém, Secretaria Municipal e Estadual de Saúde.
Pânico nas redes sociais: Mensagens informando que um navio vindo da Guiné, um dos países da África que vive um surto de ebola, provocou pânico nos santarenos desde a noite de sexta-feira (17). O aviso, compartilhado nas redes sociais e aplicativos de bate-papo no celular alertava que a embarcação estaria atracado na cidade de Macapá (AP) e tinha como destino Santarém. Após a repercussão do alerta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Macapá realizou uma inspeção no navio e constatou que a tripulação não apresentou sintomas de ebola, mas explicou que seria monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Depois de realizada a vistoria, a Capitania dos Portos em Macapá entendeu que não haveria risco da embarcação seguir viagem e fez a liberação. A Vigilância Sanitária de Santarém informou que iria enviar uma solicitação para que o navio ficasse em observação até completar o período de incubação do vírus, para afastar qualquer risco.

Ibope, votos válidos: Helder tem 52% e Jatene, 48% no PA


Levantamento com 812 pessoas foi realizado entre 14 e 16 de outubro.
Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Do G1 PA
Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (18) aponta os seguintes percentuais de votos válidos na corrida para o governo do Pará:
- Helder Barbalho (PMDB): 52%
- Simão Jatene (PSDB): 48%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal.
É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição para governador do PA.  Segundo o Ibope, os candidatos estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, de três pontos.
Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
- Helder Barbalho (PMDB): 48%
- Simão Jatene (PSDB): 45%
- Branco/nulo: 3%
- Não sabe/não respondeu: 4%
O Ibope ouviu 812 eleitores em 43 municípios do estado de 14 a 16 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob registro PA-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo no BR-01121/2014.
Rejeição
O Ibope perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Veja os números:
Simão Jatene - 40%
Helder Barbalho - 37%
Poderia votar em ambos - 16%
Não sabe/não respondeu - 8%
Expectativa de vitória
O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo governador, independentemente da intenção de voto. Para 52%, Helder Barbalho sairá vitorioso; 38% acreditam que Simão Jatene ganhará; 10% não sabem ou não responderam.
1º turno
No primeiro turno, Helder teve 49,88% dos votos válidos e Jatene, 48,48% (veja os números completos da apuração).