terça-feira, 5 de maio de 2015

RURÓPOLIS SEDIOU AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE NOVOS PORTOS NA REGIÃO

conforme a convocação da audiência publica convocada pela secretário de estado de meio ambiente e sustentabilidade (semas) Rurópolis sediou  audiência pública sobre novos portos na região
secretário luiz fernandes, da sema, coordenou evento em rurópolis
três projetos de estações de Transbordo de Cargas (ETCs) foram apresentados nesta terça-feira, 05, em Rurópolis, durante audiência pública que recebeu 750 pessoas. Os projetos estão localizados em Santarenzinho, entre os municípios de Rurópolis e Itaituba. O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através do titular do órgão ambiental, Luiz Fernandes Rocha. Os projetos Tapajós, Rurópolis e Santarenzinho, respectivamente de responsabilidade das empresas Companhia Norte de Navegação e Portos – Cianport; Transportes Bertolini e Odebrecht TransPort são voltados para movimentação de produtos agrícolas e cargas gerais.
Rodrigo Veloso, representante Odebrecht TransPort, falou da provável atração de novos investimentos, após a implantação desses três empreendimentos, que vai criar melhor infraestrutura local. Daniel Bertolini, diretor da Transportes Bertolini, compartilhou sobre a pretensão em instalar a ETC para receber, armazenar e transportar grãos, além do trabalho com cargas gerais, que é o foco da empresa, para trazer produtos de outros estados para o Estado do Pará. Luiz Antonio Pagot, da Cianport, frisou a importância do que está acontecendo hoje no município, destacando que as três empresas estarão integradas na força tarefa do desenvolvimento social com sustentabilidade, através de um convênio com a Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Hidrovia do Tapajós (Atap) e a Prefeitura de Rurópolis. Qualificação da mão de obra local, especialmente de Rurópolis e da área de influência dos Projetos também foi enfatizado.
O coordenador dos Estudos de Impacto Ambiental dos projetos, Felipe Fleury, da empresa Ambientare, apresentou um resumo dos impactos, benefícios e programas vinculados à implementação dos empreendimentos, e defendeu que apesar dos impactos, deve ser considerado o desentrave da logística nacional e criação de novas rotas para exportação. “As motivações das empresas para se instalarem na região é aproveitar o potencial logístico do Norte, a integração dos modais fluvial e rodoviário, que pode trazer desenvolvimento para o Estado”, disse Fleury.
Essa audiência, resultado da solicitação da Associação do Movimento de Mulheres de Rurópolis, foi feita em conjunto pelas características dos impactos ambientais e sociais, e área de influência dos projetos, que são da mesma natureza, e estão próximos entre si. Segundo Ana Alves, presidente da Associação do Movimento de Mulheres Campo e Cidade de Rurópolis, apesar dos impactos negativos, é preciso desenvolver o município, considerando os positivos, e para que estes sejam maiores, faz-se necessária a contribuição da população, com a exposição de propostas nessa audiência. “Aqui é onde vamos colocar as propostas que devem amenizar os pontos negativos, e discutir como nosso município será beneficiado”, pontuou.
A promotora de Justiça do município de Rurópolis, Elaine Nuayed, afirmou que é difícil dizer não a um projeto como esse, mas garantiu que todas as medidas estão sendo tomadas acerca das terras do entorno dos Projetos pretendidos. “Estamos discutindo o que fazer para que os impactos sejam os menores possíveis”, esclareceu. A técnica do Ministério Público, Regiane Rego, também pontuou algumas questões para a sociedade refletir a respeito das perdas e ganhos sobre a implantação dos Projetos. Para ela, existe a contribuição na política econômica, por conta da exportação, e consequentemente, no controle da inflação, entretanto, muitas das expectativas não serão correspondidas, esclareceu.
O titular da Semas, Luiz Fernandes Rocha, esclareceu aos presentes sobre a articulação que está sendo feita com outros órgãos do Governo, como a Secretaria de Segurança Pública, de Educação e a Fundação Propaz, além dos poderes públicos locais, de Rurópolis e Itaituba, com o objetivo de identificar os maiores problemas locais e atuar de forma conjunta na resolução dessas questões sociais e ambientais.
Também estiveram presentes no local os secretários adjuntos de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Thales Belo, e de Gestão e Recursos Hídricos, Ronaldo Lima; a diretora de Licenciamento Ambiental da Semas, Sylvia Santos; a Gerente de Projetos de Obras Civis e Infraestrutura da Semas, Edna Corumbá; a equipe de Licenciamento da Semas, responsável pela análise técnica do empreendimento; o secretário de Estado de Transportes, Kléber Menezes; o prefeito de Rurópolis, Pablo Genuíno, além de outras autoridades municipais, estaduais e federais.
Após essa audiência pública, a análise do projeto continuará e será submetido ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) para deliberação sobre a concessão ou não da licença prévia pela Semas, que atesta a localização e a viabilidade sócio-ambiental do empreendimento. As próximas etapas são as licenças de instalação e operação, que só serão concedidas mediante cumprimento das condicionantes da licença anterior. Por um prazo de dez dias úteis, a contar da data da realização da audiência pública, a Semas receberá comentários, manifestações e sugestões que serão anexados ao respectivo processo administrativo de licenciamento do empreendimento, através do protocolo na Semas ou pelo e-mail geinfcla@gmail.com. A próxima audiência sobre os mesmos projetos ocorrerá no município de Rurópolis em data a ser definida.

Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Pará

MOSQUITO DA DENGUE TRANSMITE NOVO VÍRUS

Pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia identificaram um novo vírus com sintomas semelhantes aos da dengue e que vem assustando a população baiana. Trata-se do Zika Vírus, descoberto após análise em amostras de sangue de pacientes da cidade de Camaçari. Segundo o professor Gúbio Soares, um dos pesquisadores, o vírus causa um quadro muito parecido com o da dengue, e os sintomas são de febre, diarreia, dores e manchas no corpo. Contudo, o novo vírus é mais fraco e os sintomas são bem mais brandos. A doença tem acometido diversos moradores do interior baiano e até em Teresina (PI). 
“Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo”, explica o pesquisador ao site da Universidade Federal da Bahia. O paciente pode apresentar ainda sinais de conjuntivite. O vírus é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti, aedes albopictus e outros tipos de aedes, mas nunca havia sido detectado antes no Brasil ou na América Latina.
Questionada pelo DIÁRIO sobre alguma possibilidade de o vírus ter chegado ao Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que já tem conhecimento do vírus, transmitido pelo mesmo mosquito transmissor da dengue e do chikungunya, o aedes aegypti. A Secretaria esclareceu ainda que está aguardando nota técnica oficial do Ministério da Saúde, sobre o novo vírus e os procedimentos a serem adotados. 
Já no Piauí, os mesmos sintomas foram verificados na capital Teresina, mas somente em dois meses é que os órgãos de saúde do estado saberão do que se trata. Por enquanto, há apenas notificações suspeitas. Os exames foram enviados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém. O criatório acontece dentro de casa e no local de trabalho, não havendo vacina específica. O tratamento consiste no controle dos sintomas.
O Zika vírus teria sido isolado pela primeira vez no fim de 1940, após estudos realizados em macacos rhesus que habitavam a floresta de Zika, na Uganda, que deu nome ao vírus. Em 64 houve o primeiro caso documentado em um ser humano. Anos atrás, em 2007, o primeiro surto da doença foi observado na Oceania. Além deste vírus, o mosquito aedes aegipty é capaz de transmitir outras enfermidades: dengue, febre amarela urbana e chikungunya.
SINTOMAS DA ZIKA
• Dor de cabeça constante;
• Manchas vermelhas em outros locais do corpo, como braços, abdômen e pernas;
• Vermelhidão e hipersensibilidade nos olhos;
• Dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés;
• Dor nos músculos;
• Cansaço excessivo;
• Dor na barriga e náuseas;
• Diarreia ou prisão de ventre.

Fonte: www.tuasaude.com
(Diário do Pará)
Leia também:

AOS 88 ANOS, MORRE EM BELÉM DOM VICENTE ZICO

Faleceu na tarde desta segunda-feira (4) o arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico. [Estava com 88 anos]. A informação é do portal G1 Pará.
Ele apresentou dificuldades respiratórias após retornar de viagem de Belo Horizonte, onde foi visitar familiares.
A informação foi confirmada pelo cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que publicou nas redes sociais que “Dom Vicente Zico, arcebispo emérito de Belém, acabou de fazer sua Páscoa definitiva. Rezemos pela sua alma, o seu descanso eterno junto de Deus”.
O velório de Dom Zico será na Catedral Metropolitana, à partir de 22h. A igreja realizará uma missa em homenagem ao arcebispo emérito na quarta-feira, às 15h. O corpo do arcebispo deverá ser sepultado na catedral.
Dom Zico estava internado em um hospital particular e, mesmo com dificuldades respiratórias, manifestrou o desejo de retornar para a residência episcopal no domingo (3).
Segundo comunicado divulgado pelo arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira para os sacerdotes da arquidiocese, o pedido de Dom Zico foi atendido após um parecer da equipe médica, que o liberou com a condição dele não receber visitas.
Ao retornar para a residência episcopal, o arcebispo emérito apresentou melhora e conseguiu se alimentar normalmente, mas ainda apresentava problemas respiratórios, dependendo de oxigênio suplementar e do acompanhamento de uma equipe de enfermagem.
Dom Vicente Zico nasceu em 27 de janeiro de 1927 em Luz, Minas Gerais. Ele foi nomeado arcebispo coadjutor de Belém pelo papa João Paulo II em 1980, exercendo o cargo até 1990, quando sucedeu Dom Alberto Ramos por causa de sua aposentadoria aos 75 anos.
Dom Zico renunciou a arquidiocese em 2002.
Sua renúncia foi aceita em 2004, quando foi nomeado arcebispo emérito. Dom Zico acompanhou o trabalho dos arcebispos Dom Orani João Tempesta, que o sucedeu na arquidiocese de Belém, e Dom Alberto Taveira, que ocupou o cargo após Dom Orani ser nomeado cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro.
“Os dons que Dom Vicente Zico recebeu de Deus serviram como canal da graça para tantas pessoas no decorrer de sua vida. Ele foi um autentico servidor do Evangelho de Jesus Cristo. Agradecemos a Deus pela sua vida e vocação, pelo seu sim e serviço à Igreja, como homem de Deus testemunhando, com alegria, a sua fé! Rezemos pelo seu descanso junto de Deus”, comentou Dom Orani João Tempesta.

A PEDIDO DO INCRA, JUSTIÇA BLOQUEIA BENS DA EX-PREFEITA DE SANTARÉM

Parte do patrimônio da ex-prefeita de Santarém Maria do Carmo (2005-2012) foi bloqueado por decisão do TRF1 (Tribunal Regional Federal/1ª Região), com sede em Brasília, no último dia 9 de abril, nos autos de um processo com tramitação iniciada em 2013 na 2ª Vara Federal em Santarém. A informação é do semanário Tapajós Agora, que chegou as bancas hoje (1º).
Um dos autores da ação civil pública de improbidade administrativa contra a ex-gestora santarena, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) recorreu da sentença dada em 1ª instância, que indeferiu a liminar sobre o pedido de indisponibilidade dos bens da petista.
Com um agravo de instrumento, o Incra conseguiu reverter a decisão no TRF1. Até o julgamento do agravo, ainda sem data definida, os bens de Maria do Carmo no montante equivalente a cerca de 320 mil reais estarão indisponíveis, “preferencialmente sobre os imóveis”.
Danos
A indisponibilidade dos bens, ressaltou o desembargador Ítalo Mendes, relator do processo, “deve ser limitada unicamente ao valor dos danos que se aponta causados pelo agravante (Incra), bem como o bloqueio não deve recair sobre verbas de natureza alimentar ou oriundas dos proventos, vencimentos e salários”.
O juiz Érico Pinheiro, da 2ª Vara Federal em Santarém, informado oficialmente sobre a decisão do TRF1 há cerca de 10 dias, determinou a expedição de ofício comunicando a indisponibilidade aos cartórios de registro de imóveis de Santarém e Belém, onde a ex-prefeita mora e trabalha atualmente, bem como à Capitania dos Portos e à Jucepa (Junta Comercial do Pará).
Vicinais
A ação contra a ex-prefeita é por conta de ter sido detectado irregularidades no convênio firmado entre o município de Santarém e o Incra, para execução de obras de infraestrutura no projeto de assentamento Renascer, com construção de 46 quilômetros de estradas vicinais.
Cifrões
R$ 96.409,22
Valor de bens da ex-prefeita para ser ressarcido ao município de Santarém.

R$ 224.701,59
Valor de bens da ex-prefeita para ser ressarcido ao Incra.

Fonte blog do Jeso

EX-DEPUTADO DO PT PODE COMANDAR A SUDAM

Ex-deputado federal, derrotado na eleição do ano passado, o petista Miriquinho Batista é peça principal de uma articulação política, segundo uma fonte gráuda do blog em Belém, que tem as digitais do senador eleito Paulo Rocha (PT) e cujo objetivo é fazer do ex-parlamentar paraense o novo número 1 da Sudam(Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).
O atual ocupante do cargo é Djalma Melo, indicação do PMDB.
A ex-prefeita de Santarém Maria do Carmo deve-se à sua breve passagem pelo comando da Sudam por uma articulação similar também capitaneada por Paulo Rocha.
Tags:destaque · Governo Dilma · PMDB · PT

PRESTAÇÃO DE CONTAS DE EX-PREFEITO É REPROVADA PELO TCM

As contas de 2007 do ex-prefeito de Óbidos Jaime Silva foram reprovadas pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), em votação à unanimidade pelo plenário da corte.
Antônio José Guimarães atuou como conselheiro-relator desse processo.
Duas irregularidades pesaram na tomada da decisão do TCM:
1) Realização de despesas acima da autorização legal, no total de quase 3,5 milhões de reais;
2) Processos licitatórios incompletos para duas empresas: Andreza A. Teixeira (R$ 252.453,61) e Amazônia Livros e Vídeos Ltda (R$ 401.500,00).
Jaime Silva pode entrar com recurso de reconsideração para mudar essa sentença.

Tags:destaque · Pará

FUSÃO PSB-PPS SERÁ REFERENDADA NO PRÓXIMO MÊS

PSB e PPS realizam no dia 20 de junho congressos para referendar a fusão.
O novo partido prepara consulta ao TSE sobre se siglas que se fundem podem atrair parlamentares sem que percam o mandato.
Em 2014, a tese foi rejeitada por 4 a 3, mas o PSB avalia que a composição da corte mudou, e a necessidade de rearranjo partidário pode ter boa acolhida.
Leia também:


Tags:PPS · PSB

EX-PREFEITO SANTO PEREIRA É O NOVO SECRETARIO DE SAÚDE DE PLACAS

Secretario de Saúde Santo Pereira de Oliveira
Na manhã desta Segunda Feira dia 04 de Maio de 2015 o Prefeito de Placas Leonir Hermes (Democratas) através da portaria 016/2015 nomeou para assumir a pasta da Secretaria de Saúde o Ex-prefeito Santo Pereira de Oliveira (PT).
Entrevistei em primeira mão o novo Secretário de Saúde Santo Pereira. Veja como foi a entrevista;
Gilberto Leite: Que ações serão tomadas neste início de trabalho?
Santo Pereira: A primeira ação é entrar na Secretaria e conhecer os problemas internos da Secretaria, e conhecer a situação Administrativa da Secretaria, a partir daí vamos iniciar dando sequencia aos projetos já iniciados pela Ex-secretária Elzenir Pires.
Gilberto Leite: Quais são suas expectativas para este novo desafio? e quais as perspectivas de trabalho na Secretaria de Saúde?
Santo Pereira: A expectativa é que a Saúde de Placas, assim como a do Brasil e de todo o estado do Pará  é um desafio, nesses pequenos municípios sempre foi um desafio pra qualquer gestor, um desses principais desafios é a contratação de médicos, hoje para um profissional qualificado desses vir trabalhar em um município pequeno como Placas, ele vai cobrar em média de quarenta a cinquenta mil reais mensais, o que já compromete grande parte dos recursos investidos na saúde.
Gilberto Leite: O que fazer primeiro ao conhecer melhor a situação da Secretaria?
Santo Pereira: Eu preciso conhecer os recursos da Saúde, me atualizar disso, Saber dos problemas que me esperam e enfrenta-los, posso afirmar que sempre fui um homem movido a desafios, pois saí da roça para assumir a Prefeitura de Placas, e não tenho dúvida que sou um dos Prefeitos mais bem avaliados que já governou esse município, falo isso respeitando os demais colegas que assumiram essa pasta, mas deixei a minha marca, e tenho certeza do quanto ela foi positiva.
Gilberto leite: Nesse caso o povo pode ficar tranquilo e esperar um Secretário com Experiência certo?
Santo Pereira: O povo pode ficar tranquilo, pois conhecimento vasto em administração pública eu tenho, pois consegui gerenciar as pastas da Educação, Saúde, Agricultura, Infra estrutura e a pasta da Assistência Social, em parceria com os Secretários consegui acompanhar todas estas pastas que eram também gerenciadas por mim como prefeito.
Gilberto Leite: Qual será o ponto forte dessa nova Gestão da Saúde de Placas?
Santo Pereira: O dialogo sempre foi e será o meu ponto forte, e é com o diálogo que eu pretendo administrar a saúde, atuar juntamente com os funcionários dessa secretaria para fazer o melhor pela saúde do povo de Placas. Hoje tenho o apoio da maioria dos vereadores, apoio dos outros secretários do governo, e o apoio incondicional do Prefeito Leonir Hermes que garantiu que fará um tratamento diferenciado com a Saúde, pois além de contar com o recurso do FUS, teremos investimentos do FPM e do ICMS, que são recursos que podem ser aplicados na Saúde. Vou dar o melhor de mim e fazer o melhor pela saúde do povo Placaense.

Abaixo vai a portaria que nomeou o novo Secretário, e vamos desejar boa sorte e bom trabalho ao amigo Santo Pereira, que possa fazer o melhor pelo povo de Placas.

Fonte Gilberto Leite

PISTOLAGEM ESTÁ EM ALTA EM ITAITUBA, MAIS UM FOI ASSASSINADO Á TIROS.

Mais um crime com características de "pistolagem" foi registrado em Itaituba no oeste do estado. Dessa vez o crime aconteceu na noite desta segunda feira, 04 de maio, por voltas das 22 horas na Vila Caçula no Bairro São José. 
 A vitima foi identificado por Antônio Marcos Ribeiro, vulgo, “Neném”. Segundo informações colhidas pela reportagem, a vitima estava em casa, saiu e a cerca de 20 metros de sua casa foi abordado por homem que estava de camisa azul, moreno e um pouco forte, os dois ainda chegaram a conversar, mas em seguida, “Neném”, foi alvejado com dois tiros na cabeça sem chance de defesa, o assassino saiu andando e ainda efetuou dois disparos para assustar quem estava próximo e subiu em uma moto que já estava a sua espera e fugiu do local.
 Policiais civis e militares foram ao local para colher algumas informações sobre o crime. A vitima era suspeita de comercializar produto entorpecente. Umas das linhas de investigação da policia é de acerto de conta pela forma que o crime aconteceu. Alguns parentes da vitima relataram que "Neném" teria sido morto por engano, a policia também vai levantar essa informação. A nossa reportagem esteve in loco no local o trabalho da policia.
Os primeiros meses de 2015 foram considerados os mais violentos de que os anos anteriores, já foram aproximadamente 10 pessoas mortas, a maioria com características de "pistolagem", com as vitimas envolvidas com o trafico de droga e com passagem pela policia. Mais cedo dois elementos tentaram matar um homem na cidade alta, a policia suspeita que seja os mesmos que mataram "Neném".


Fonte: Junior Ribeiro