quarta-feira, 27 de agosto de 2014

OPERAÇÃO CASTANHEIRA COMBATE CRIMES AMBIENTAIS EM NOVO PROGRESSO NO PARÁ


De acordo com o MPF, uma quadrilha agia invadindo terras públicas. Pericias apontam que dano ambiental ultrapassa R$ 500 milhões.
Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Receita Federal e Ministério Público Federal iniciam nesta quarta-feira (27) a Operação Castanheira, em Novo Progresso, sudoeste do Pará. O objetivo é combater grilagens de terras e outros crimes ambientais. Segundo o Ministério Público Federal, o grupo chegou a invadir áreas públicas protegidas, como a Floresta Nacional Jiamanxim. Perícias apontam que dano ambiental no município ultrapassa R$ 500 milhões.
Na operação estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, 11 de prisões preventivas, três prisões temporárias e quatro conduções coercitivas. Outras diligências estão sendo realizadas nas cidades de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. A Polícia Federal ainda não totalizou o número de presos na operação, mas informou que os suspeitos devem ser transportados de Novo Progresso para Belém em avião da Polícia Federal.
De acordo com o MPF, uma quadrilha invadia terras públicas e realizava queimadas para a formação de pastos. Posteriormente, a área era loteada e revendida a produtores e agropecuaristas. Os envolvidos deverão ser indiciados pelos crimes de invasão de terras públicas, furto, sonegação fiscal, crimes ambientais, falsificação de documentos, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. As penas dos acusados podem ultrapassar 50 anos de reclusão.

DILMA VETA PELA SEGUNDA VEZ NOVAS REGRAS PARA CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS


A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto de lei aprovado no início do mês pelo Senado que definia critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (27) do “Diário Oficial da União”.
A proposta havia sido elaborada após Dilma vetar integralmente, no ano passado, uma proposta semelhante, sob o argumento de que aumentaria as despesas públicas. Diante da ameaça de derrubada do veto pelo Congresso Nacional, a base aliada no Senado elaborou um novo texto, em acordo com o governo federal, tornando mais rigorosos os critérios para a emancipação de municípios. http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/08/dilma-veta-projeto-que-define-regras-para-criacao-de-municipios.html

ESTUDO DE VIABILIDADE DA FERROVIA CUIABÁ-SANTARÉM SERÁ FEITO PELA UFSC

 A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a celebração do Termo de Cooperação Técnica entre o órgão e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objeto é a elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental dos trechos ferroviários Rondonópolis/Cuiabá e Cuiabá/Santarém (EVTEA).
O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, diz que esse é o primeiro passo para efetivação da implantação e construção da Ferrovia Vicente Vuolo, de Rondonópolis até Cuiabá e, posteriormente, até Santarém.
Ele informa que os trabalhos serão desenvolvidos pela UFSC, cuja expertise na área de construção de ferrovias é reconhecida internacionalmente. Esses estudos, segundo Vuolo, deverão estar concluídos em até meses. "Assim que estivemos de posse do EVTEA, vamos iniciar o segundo passo, que o processo para a tomada de subsídios e abertura do leilão da concessão desses trechos".
Segundo ele, o governo está empenhado na implementação do modal ferroviário, como suporte importante para a agregação de valores na nossa produção e, fundamentalmente, garantir o escoamento dentro dos prazos contratados pelos produtores.

Rurópolis no Oesta do Pará

Rurópolis uma cidade nova em desenvolvimento  esta  localizado no entrançamentos das BR Santarém Cuiabá e a Transamazônica no Oeste do Pará, vem se desenvolvendo com uma rapidez por esta em uma área estratégica do Estado, com condição de logo ser uma cidade representativa da região, com um mercado aquecido financeiramente por produção rural e incentivo urbano, deixando um pouco a deseja por parte da administração publica, mais que tem um dos menores índice de violência do Estado que conta hoje com um trabalho modelo e conjunta das policias civil e militar dando assim uma tranquilidade aos seus habitantes,  por isto eu Raimundo Padre recomendo quando você produtor estiver procurando um município em desenvolvimento e que tenha futuro e crescimento não deixe de visitar Rurópolis no Oeste do Pará Veja fotos.           
                                                     Área comercial de Rurópolis