sábado, 26 de maio de 2012

Delegado é preso no Pará

sábado, 26 de maio de 2012
Delegado é preso no Pará acusado de desvio de conduta...
A corregedoria da Polícia Civil, comandada pela Delegada Nilma Lima, detalhou, na manhã desta terça-feira (23), o motivo que levou à prisão do delegado lotado na 5ª Seccional Urbana da Marambaia, José Arinaldo Pantoja Assunção. Uma arma foi o suficiente para a polícia desconfiar do agente.
-------------- De acordo com Nilma, quando uma arma é apreendida pela polícia, ela é encaminhada para o IML (Instituto Médico Legal) para ser periciada e, depois, é anexada no processo da qual faz parte. Porém, o IML constatou que uma arma enviada pela delegacia da Marambaia estava sendo analisada novamente, mas desta vez, em outro processo. 'Então, concluímos que a arma, ao invés de ir para os autos do processo criminal, voltou para as ruas, para a prática de novos crimes', conta corregedora.
A Decrif (Divisão de Crimes Funcionais) investigou o delegado por três meses e, durante esse tempo, mais 15 armas desapareceram na Seccional da Marambaia. A polícia não quis revelar se há outros policiais envolvidos, mas ainda vai apurar informações para determinar se realmente existe um esquema criminoso na delegacia.
 ------------------ Por enquanto, José Assunção ficará detido na Penitenciária Coronel Anastácio Neves pelo menos até sexta-feira (26), para não atrapalhar nas investigações. A polícia abriu um procedimento administrativo contra o delegado, que deve responder, caso seja comprovada sua participação, por peculato e desvio de conduta.
 ------------------- Prisão - A prisão do delegado foi efetuada na tarde desta segunda-feira (22), na própria seccional, durante expediente. Depois, ele foi levado para o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, onde foi submetido a exame de corpo de delito e passou a noite recolhido na Penitenciária Coronel Anastácio Neves, no distrito de Americano, em Santa Izabel do Pará, destinada exclusivamente a servidores públicos que são presos em função de irregularidades no exercício de sua função.
 ------------------- Histórico - O delegado Arinaldo nunca assumiu cargos e nem funções de direção ou coordenação na Polícia Civil do Pará, onde trabalha há pelo menos 15 anos, segundo a assessoria de imprensa do órgão. Atualmente, integra a Seccional da Marambaia como delegado de plantão há cerca de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário