segunda-feira, 6 de outubro de 2014

HELDER VENCE O PRIMEIRO TURNO E SAI NA FRENTE


Mesmo com a apuração rápida no Hangar, TRE só confirmou resultado após 99% das urnas computadas (Foto: Mauro Ângelo)
A apuração dos resultados do primeiro turno das Eleições Gerais em 2014 no Pará mostrou bem como foi a disputa para o governo do Estado entre o candidato da coligação Todos Pelo Pará (PMDB / PT / DEM / PR / PDT / PROS / PHS / PCdoB / PSL / PPL / PTN), Helder Barbalho, e o candidato à reeleição pela coligação Juntos com o Povo (PSDB / PSD / PSB / PP / SD / PRB / PSC / PTB / PPS / PEN / PMN / PTC / PSDC / PTdoB / PRP), Simão Jatene, que por pouco não acabou ontem mesmo. Com uma diferença de exatos 50.050 votos, Helder venceu Jatene, que concorre à reeleição no comando de toda máquina do estado, com 1.765.992 votos, que representa 49,88% dos votos válidos. Com isso a eleição será definida em 2º turno, marcada para o próximo dia 26. A conclusão da apuração se deu por volta da meia- noite.
O candidato do PMDB manteve a vantagem desde o início da apuração, já nas primeiras seções. Helder beirava a vitória em primeiro turno, distante apenas um décimo de ultrapassar os 50% da preferência dos eleitores. Faltando conferir apenas cerca de 500 urnas (3%) das 16 mil espalhadas pelo Estado, a Comissão Executiva do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) falou à imprensa, às 20h45, que ainda não era possível anunciar um resultado final. Durante todo o dia, apenas 79 urnas precisaram ser substituídas e a comissão admitiu que, apesar de toda a pressão motivada pela disputa entre Helder e Jatene, a contagem se deu de forma mais rápida que o esperado.
Zé Carlos, do PV, ficou em terceiro lugar, com 44.247 mil votos (1,23%), e Elton Braga, do PRTB, terminou com 14.712 votos (0,41%). Os candidatos Marco Antônio Carrera (PSOL) e Marco Antônio, do PCB, estão com suas candidaturas indeferidas - sendo que a do psolista tem recurso já tramitado no Tribunal Superior Eleitoral e à espera de análise pelo pleno do TRE prevista para acontecer a partir da próxima terça, 7 - e não tiveram a contagem de votos divulgada durante a apuração. O candidato ao Senado Federal, Paulo Rocha (PT), também da coligação de Helder Barbalho, venceu a disputa com 1.564.414 votos (46,28%) e ficou com a única vaga disputada, deixando em segundo lugar Jefferson Lima, do PP, com mais de 740 mil votos, e Mário Couto (PSDB), que tentou a reeleição mas acabou também derrotado, em terceiro.
O procurador da república do Ministério Público Federal (MPF), Alan Mansur, esteve no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia, onde se concentraram os trabalhos das zonas eleitorais para a contagem do total de votos, e declarou que presenciou uma eleição tranquila, com eventuais denúncias de crimes eleitorais cometidos durante o dia do pleito que deverão ser investigados a partir de agora. “A gente inclusive encoraja que os cidadãos continuem a denunciar, se não tiveram a oportunidade de denunciar ontem, porque nós temos até o mês de dezembro para dar início às investigações que, dependendo da conclusão, podem levar inclusive à cassação de quem foi eleito”, explicou.
ANÚNCIO
Apesar da tensão motivada pela disputa ao governo do Estado, os trabalhos no Hangar ocorreram sem atropelos e um forte esquema de policiamento envolvendo Polícia Militar e Departamento de Trânsito do Estado (Detran) foi mantido dentro e fora do complexo até a marca de 99% das urnas apuradas. A imprensa esperou, mas não houve anúncio oficial, mesmo com o segundo turno já matematicamente confirmado, por parte da presidência do TRE-PA, do resultado final de ontem.


Leia também:
·         RN terá disputa de 2° turno
·          
·         (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário