quarta-feira, 1 de outubro de 2014

JATENE NÃO SOUBE RESPONDER ÀS DENÚNCIAS EM DEBATE


(No debate de ontem, Simão Jatene foi alvo outra denúncia grave: a de que ele usou dinheiro público para custear uma longa viagem de lazer e pescaria em um resort paradisíaco:a pousada Thaimaçu, localizada na Reserva Estadual de Pesca Esportiva Rio São Benedito/ Rio Azul, no Sul do Pará.
A denúncia foi feita pelo candidato do PSOL ao Governo do Estado, Marco Carrera, durante o debate realizado na noite de ontem na TV Liberal. Segundo a denúncia, em agosto de 2011, Jatene e a mulher dele, Ana Maria, passaram quatro dias naquele resort, para onde se deslocaram em avião do Estado e utilizando os serviços de funcionários públicos (além dos dois pilotos da aeronave,dois ajudantes de ordens). O pretexto para a viagem foi um breve encontro que Jatene teve com o governador do Estado de Mato Grosso, na Serra do Cachimbo.
De acordo com os documento
sem poder do candidato do PSOL, a viagem começou em 30 de agosto, quando o governador e a mulher, além de dois ajudantes de ordens, deixaram Belém com destino ao município de Marabá, a bordo de uma aeronave de propriedade do Governo do Estado. A aeronave era pilotada pelos comandantes Cesar (código 8333145) e Nunes (852889). No dia 31, todos seguiram de Marabá para a Serra do Cachimbo, a bordo dessa aeronave,para o encontro com o governador do Mato Grosso. No entanto, em 1 de setembro, em vez de retornar a Belém, Jatene,a mulher e os ajudantes de ordens seguiram para a pousada Thaimaçu, a bordo de uma aeronave de menor porte, com tudo pago com recursos públicos.
Em Thaimaçu, eles permaneceram até o dia 4, pescando e se divertindo, quando teve início a viagem de volta. Primeiro, foram para Itaituba, depois, no dia 5, para Santarém, de onde, no dia seguinte, os quatro retornaram a Belém. Localizada em uma área de 1,4 milhão de hectares, a pousada Thaimaçu é a única em operação na Reserva Estadual de Pesca Esportiva Rio São Benedito / Rio Azul. A reserva foi criada por iniciativa dos empresários, em parceria com o Governo do Pará. Trata-se de um paraíso para os amantes da pesca esportiva, como é o caso de Jatene.
É, também, um local de difícil acesso e de alto luxo, no qual só entra quem possui, de fato, muito dinheiro. Apesar de ficar no meio da floresta, a pousada possui suítes com água quente, ar condicionado, frigobar e espaçosas varandas. Tem, ainda, serviço de lavanderia, restaurante, loja com equipamentos e acessórios de pesca, telefone e internet.
No preço das suítes estão incluídas três refeições diárias (café, almoço e jantar) e o cardápio é farto: frutas colhidas no pomar da pousada, todas livres e agrotóxicos; pães, bolos,tortas, sucos, carnes de boi, carneiro, porco e frango, além de peixes, é claro, e hortaliças de cultivo orgânico. Para arrematar o “banquete gastronômico”, diz o site da Thaimaçu, há sobremesas “dignas do mais fino paladar”, além de bebidas (cerveja, refrigerantes e água mineral), também incluídas no pacote. Mas quem quiser também pode optar por finíssimos vinhos, encomendados à pousada.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário