quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

SESSENTA E DOIS ASSASSINATOS EM QUATRO DIAS Em quatro dias, 62 pessoas tiveram suas vidas abreviadas violentamente

A média de homicídios no Estado do Pará que era de dez a cada dia, aumentou no último Carnaval para quinze mortos a cada 24 horas. Uma média de uma pessoas assassinada a cada uma hora e meia em todo o estado que detêm uma das maiores taxas de homicídios do país e do mundo, ocupando negativamente o ranking de um dos Estados mais violentos.
Equipes do DIÁRIO com a colaboração de informantes nos quatro cantos do Pará contabilizaram nos quatro dias de Carnaval deste ano, nada menos que sessenta e duas mortes violentas no Pará por homicídio e latrocínio, não entrando nesse balanço as mortes por afogamento, suicídio e acidentes de trânsito, também consideradas mortes violentas. A seguir, alguns desses assassinatos, que mais uma vez mancharam de sangue o Pará.
Nosso giro pela violência começou as primeiras horas do sábado (15) no município de Dom Eliseu com o a morte de Manoel do Espírito Santo de 33 anos executado a tiros na rua Rio Grande do Norte no bairro Jardim Planalto. Em seguida no bairro da Sacramenta na passagem São Benedito com a rua São Marcos, Nelson Douglas Duarte dos Anjos, caminhava pela via pública quando foi abordado por dois homens em uma moto que fizeram vários disparos de arma de fogo e mesmo socorrido morreu no HPSM da 14. 
No distrito de Outeiro, na passagem Nossa Senhora da Conceição no bairro Água Boa, Alessandro do Silva Borges estava em casa quando recebeu uma ligação telefônica, saiu e foi executado com quatro tiros tendo como acusado um elemento de alcunha “Bonequinho”. Em Santa Izabel do Pará na rodovia BR-316 distrito de Americano, Anderson Barbosa Lima de 18 anos foi encontrado morto dentro de uma cela do CRPP III com garrafadas na cabeça, pauladas e enforcado com um fio tendo como acusado Josias Roberto dos Santos Cordeiro.
No município de Santarém, Jarlison Almeida Moraes, também interno da penitenciária de Cucurumã foi morto a estocadas pelos detentos Manoel Edson da Silva Sousa e Mateus Pereira Gonzaga que foram apresentados para o flagrante. No município do Acará, Rogério Pantoja dos Santos, residente no assentamento Calmaria, palco de muitos crimes, foi executado durante uma emboscada. A vítima era filho do ex-presidente da Associação de Moradores do Assentamento Calmaria.
No bairro da Cabanagem em Belém, Vivaldo Correa Faria de 19 anos foi morto com mais de cinquenta disparos de arma de fogo na rua Tancredo Neves com a rua do Fio. A vítima estava em casa quando cinco homens invadiram o local e fuzilaram a vítima.
Em Eldorado dos Carajás um triplo homicídio tendo como vítimas Marcos Jardel Nóbrega, Lucas dos Santos Nóbrega e Miquéias Pereira Rodrigues de 16 anos fuzilados com tiros na cabeça quando estavam em sua residência na vicinal do Limão zona rural do município. No bairro do Tapanã em Belém, Rogério Vasconcelos Pereira de 18 anos estava trabalhando como mototaxista na estrada do Tapanã próximo ao final da linha de um ônibus quando dois homens teriam tentado roubar sua moto havendo reação por parte de Rogério que foi alvejado e morto.
Em Canudos na rua dos Mundurucus com a passagem Bom Jesus, foi crivado de balas, Tiago Everton Melo Campelo de 18 anos conhecido como “Sinal”. Este rapaz é acusado de ter matado um guarda municipal no ano passado, foi detido e ao sair da delegacia dez minutos depois foi morto a tiros. O sábado estava terminando e o domingo iniciando já registrando no município de Bragança a morte de Marcio de Jesus Mescouto de Sousa na localidade Açaiteua tendo como acusado Josian de Sousa Raiol conhecido pela alcunha de “Macaquinho”.
No município de Curuçá, Magno Lima de Araújo de 25 anos durante uma discussão de trânsito na avenida Beira Mar foi esfaqueado por dois desafetos que estavam em uma Saveiro com placa do município de Tocantins. Também em Curuçá o vocalista de uma banda que se apresentava em um trio elétrico, Luciano Sousa dos Santos foi vítima de uma forte descarga elétrica e mesmo socorrido até o hospital municipal não resistiu e acabou morrendo tendo a polícia, aberto inquérito policial.
Na Cidade Nova em Ananindeua, Jaime Pereira Lopes Filho de 31 anos caminhava pela alameda Portugal quando foi interceptado por um traficante conhecido como “Renan” que disparou seis vezes contra a vítima que morreu no local. No bairro do Aurá em Ananindeua, Marcelo Piedade Monteiro de 23 anos foi atingido por vários disparos de arma de fogo tipo Ponto 40 quando estava na quadra 15 próximo a “Arena Show” tendo como acusado um rapaz conhecido por “Hugo” e a vítima seria integrante da famigerada GDA.

SEGUE A MATANÇA
No município de Tucuruí, na rua Lauro Sodré centro da cidade a polícia foi acionada para ver uma morte causada por arma branca e ao chegar no local encontrou um homem conhecido apenas por “Zulu”. Em seguida prendeu três adolescentes que participaram do crime. No município de Novo Repartimento, Marcio Alves Pereira de 17 anos foi morto com uma certeira facada no pescoço durante uma confusão no centro da cidade e embora socorrido para a hospital municipal não resistiu e morreu.
No município de Marabá, no bairro São Félix durante uma confusão generalizada entre vários rapazes acabou perdendo a vida, Francimauro Trindade e outro rapaz identificado apenas por “Taiorone” e dois outros saíram feridos a arma branca. Em Irituia na região nordeste do Estado, Eduardo Ribeiro da Silva durante uma briga em um bar no ramal da Sororoca envolvendo vários homens alcoolizados foi esfaqueado gravemente e acabou morrendo quando estava a caminho do hospital. 
Em Salinópolis, o tratorista Luciano Brito matou com duas facadas sua companheira Neilane Maria Pereira de 25 anos e depois antes de fugir dormiu ao lado do corpo. Ele acabou preso quando estava tentando sair de Salinas com destino a Marituba.
Em Mocajuba na rua Santa Fé no bairro Novo, Alex Leite Gomes saiu para uma festa e quando voltava ao entrar em sua casa foi recepcionado com dois disparos feitos por dois homens que o aguardavam e estavam encapuzados para dificultar a identificação. No município de Aveiro na rua Getúlio Vargas, Jackson Ribeiro Santiago de 16 anos foi morto pela companheira Edinaira Mercês Cavalcante que usou uma faca para cravar no peito do companheiro após uma briga que segundo testemunhas teve agressões mútuas.
Em Santana do Araguaia, Juvêncio Ferreira Lisboa conhecido como “Neto Baiano” se desentendeu com um homem conhecido como Alessandro que estava no bar da Angelita na vila Madi e Alessandro levando desvantagem sacou de um revólver disparou cinco vezes contra a vítima matando-o. E finalmente o domingo acabava com o registro em Goianésia do Pará da morte de Luiz Carlos da Silva Filho de 48 anos que levou vários tiros na vicinal da Braspar as margens da rodovia PA-150 sem que houvesse testemunhas para relatar os motivos do crime.
Segunda-feira de Carnaval e a violência continuou a campear no estado. Os primeiros minutos da madrugada o bairro da Cremação em Belém, registrou a morte de Jacenildo de Jesus Leão Costa de 22 anos que estava bebendo com amigos na travessa Quintino Bocaiúva com a Roberto Camelier quando foi atingido por várias facadas.
No município de Abaetetuba na região do Baixo Tocantins, Daniel Ribeiro de Oliveira foi encontrado esfaqueado gravemente na rua dom Pedro em frente ao Terminal. Socorrido até o hospital Santa Rosa horas depois morreu.
Na estrada do Curuçambá com a rua São Pedro em Ananindeua foi encontrado sem vida, Luis Fernando Neves da Cunha que apresentava ter sido vítima de tijoladas, pauladas e facadas pelo corpo, possivelmente um latrocínio.
MAIS MORTES
Na terça e quarta-feira, os assassinatos continuaram, até chegar ao macabro número de 62 pessoas que tiveram suas vidas abreviadas violentamente.

Fonte (Diário do Pará)
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário