quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CERCA DE MIL PACIENTES AGUARDAM CIRURGIAS

Na quarta-feira, 11, a vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Marcela Tolentino (Solidariedade) apresentou um relatório que aponta problemas no atendimento em saúde do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Segundo ela, cerca de mil pessoas aguardam por leitos e cirurgias no setor de ortopedia e traumatologia do hospital. 

Ainda segundo a vereadora, também há uma demora excessiva na realização de procedimentos cirúrgicos, que deveriam ser urgentes, nos referidos setores do HRBA. 
“Lamentavelmente mais de mil pessoas estão na lista de espera para serem operadas no HRBA. Vale ressaltar que um hospital que atende toda a região Oeste do Pará dispõe de apenas 10 leitos nessa especialidade, então nós estamos muito preocupados com essa situação. Pessoas que poderiam ter feito a cirurgia brevemente, estão aguardando por muito tempo e podem sofrer sequelas, falando no popular, podem ficar aleijadas, se não forem realizadas as suas cirurgias”, denuncia Marcela. 
Outros problemas foram constatados na série de visitas que a equipe da vereadora realizou no hospital. Entre eles, a necessidade de um quarto turno na hemodiálise que faz parte do setor de nefrologia e também demora nos atendimentos no setor de obstetrícia. 
“Já estou muito preocupada com a questão da nefrologia do nosso município. O setor de hemodiálise daqui a pouco vai estar fazendo quarto turno, o que acaba colocando em risco a vida do paciente, a eficácia do equipamento vai diminuir. O quarto turno faz perder a qualidade e também o que tem me preocupado é o setor de obstetrícia no município de Santarém”, relatou a parlamentar. 
Na semana passada a justiça de Santarém exigiu que o Governo do Estado e o Município realizassem 12 cirurgias de pacientes do setor de ortopedia que aguardavam por meses e, em alguns casos mais de um ano, após eles protocolarem denúncia no Ministério Público do Estado (MPE), que por sua vez, ingressou com uma Ação Civil Pública contra as esferas públicas pedindo uma liminar concedida pela 6ª vara cível do Fórum Municipal. 
A parlamentar levou o relatório elaborado por sua equipe à sede da Secretaria de Estado de Saúde em Belém e aguarda um posicionamento do governo estadual quanto a esse número excessivo de pacientes em espera por cirurgias. 
“Eu tive a oportunidade de ir a Belém oficializar todo esse relatório que nós fizemos, nós visitamos o hospital constamos que essa fila está enorme, temos que ampliar essas cirurgias e aumentar o número de leitos urgentemente no nosso município”, enfatiza Marcela.
RESPOSTA
Em nota, a direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) informou que todos os pacientes citados pelo Ministério Público (MP) já estão com as cirurgias marcadas, obedecendo à determinação judicial. “Até o início de abril, os pacientes que apresentarem condições clínicas favoráveis passarão pelos procedimentos cirúrgicos recomendados”, informou. Em relação à abertura do 4º turno de atendimento no serviço de nefrologia (Hemodiálise), o HRBA esclarece que as medidas para sua implantação encontram-se em fase de análise na SESPA.
Fonte DOL
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário