terça-feira, 5 de maio de 2015

MOSQUITO DA DENGUE TRANSMITE NOVO VÍRUS

Pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia identificaram um novo vírus com sintomas semelhantes aos da dengue e que vem assustando a população baiana. Trata-se do Zika Vírus, descoberto após análise em amostras de sangue de pacientes da cidade de Camaçari. Segundo o professor Gúbio Soares, um dos pesquisadores, o vírus causa um quadro muito parecido com o da dengue, e os sintomas são de febre, diarreia, dores e manchas no corpo. Contudo, o novo vírus é mais fraco e os sintomas são bem mais brandos. A doença tem acometido diversos moradores do interior baiano e até em Teresina (PI). 
“Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo”, explica o pesquisador ao site da Universidade Federal da Bahia. O paciente pode apresentar ainda sinais de conjuntivite. O vírus é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti, aedes albopictus e outros tipos de aedes, mas nunca havia sido detectado antes no Brasil ou na América Latina.
Questionada pelo DIÁRIO sobre alguma possibilidade de o vírus ter chegado ao Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que já tem conhecimento do vírus, transmitido pelo mesmo mosquito transmissor da dengue e do chikungunya, o aedes aegypti. A Secretaria esclareceu ainda que está aguardando nota técnica oficial do Ministério da Saúde, sobre o novo vírus e os procedimentos a serem adotados. 
Já no Piauí, os mesmos sintomas foram verificados na capital Teresina, mas somente em dois meses é que os órgãos de saúde do estado saberão do que se trata. Por enquanto, há apenas notificações suspeitas. Os exames foram enviados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém. O criatório acontece dentro de casa e no local de trabalho, não havendo vacina específica. O tratamento consiste no controle dos sintomas.
O Zika vírus teria sido isolado pela primeira vez no fim de 1940, após estudos realizados em macacos rhesus que habitavam a floresta de Zika, na Uganda, que deu nome ao vírus. Em 64 houve o primeiro caso documentado em um ser humano. Anos atrás, em 2007, o primeiro surto da doença foi observado na Oceania. Além deste vírus, o mosquito aedes aegipty é capaz de transmitir outras enfermidades: dengue, febre amarela urbana e chikungunya.
SINTOMAS DA ZIKA
• Dor de cabeça constante;
• Manchas vermelhas em outros locais do corpo, como braços, abdômen e pernas;
• Vermelhidão e hipersensibilidade nos olhos;
• Dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés;
• Dor nos músculos;
• Cansaço excessivo;
• Dor na barriga e náuseas;
• Diarreia ou prisão de ventre.

Fonte: www.tuasaude.com
(Diário do Pará)
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário